TL:DR -> título auto explicativo, pra mim é falta de capacitação (e desses caras serem rejeitos de outras áreas do jornalismo) que levam a muletas como jornalistas focando sempre no extra campo, só sabendo falar de especulação, polêmicas, mistura com política (que existe, não adianta ignorar, mas não dá para falar só disso), clubismo, e que nunca falam do que acontece dentro de campo de fato além de noções básicas, palpites e achismos
Depois dessa semaninha de grandes declarações jornalísticas fica aí a discussão, parece que se proliferam os jornalistas fora das quatro linhas, falando sempre de aspectos fora do futebol jogado e cada vez se afastando do jogo em si, os poucos que decidem falar do jogo usam termos chulos baseado em achismo e palpite. O pior que isso acontece até com ex-jogadores que supostamente teriam uma boa visão do que ocorre, mas é aquilo do pedreiro não necessariamente ter noção da obra inteira, mas porra, tem até técnico que cai nisso.
A minha impressão é que não existe preparação pra isso, pegam uns jornalistas políticos, econômicos... escanteiam os piores pro esporte e segue a vida. Daí você tem um mutirão de cara que jogou bola quando criança mas sem qualidade para chegar em qualquer lugar e acha que é qualificado para falar do esporte, mas cai em especulação de transferência, comparações idiotas entre eras, o futebol que se mistura com política, polêmicas extra campo, enfim 99% do jornalismo esportivo atual, parece que a todo momento eles tentam voltar pro jornalismo inicial de formação, fugindo sempre do esporte em si.
Existe o argumento do entretenimento mas eu discordo profundamente, eles não fazem isso porque dá IBOPE, fazem isso porque só sabem fazer isso e curiosamente acaba dando audiência. Você ainda tem os mais políticos e os mais de fofoca, e eu tenho 0 problemas em existir essas vertentes, o problema é quando só existe isso e o resto (90%) dos jornalistas são palpiteiros cheios de achismo que dominam um pouco da língua portuguesa e comunicação.
E olha que eu nem entrei na linha do povo 'mesa de bar' que é sim somente entretenimento, to falando dos caras que supostamente são conceituados, eram da 'época de ouro' da ESPN e caralho a quatro mas que não conseguem explicar um lance de bola parada taticamente. Gosto de falar do Mauro Cezar porque ele é um cara que divide bem as pessoas, sem dúvida ele tem méritos como dar uma segurada no pachequismo do cenário e por ser um dos primeiros a começar essa discussão (de forma contundente com o 7x1) dos treinadores serem atrasados mas é fato que ele ainda sim cai em achismos do tipo "técnico pra ser bom tem que ser atacante" e outras coisas que ficam sub entendidas no seu discurso que mostram que ele é mais um, não quero entrar agora no clubismo dele e ter se perdido no personagem do falastrão polêmico, mas sim me ater a época que ele não era um setorista e talvez mostrava alguma esperança para o meio. Sinto falta dele defender jornalistas mais qualificados (quem sabe estrangeiros) visto que é o primeiro a defender CORRETAMENTE que enterrem os técnicos brasileiros.
E esse papo de clubismo é outra coisa que eu acho inevitável, TODOS, sem exceção tem seus momentos clubistas mesmo que inconscientemente, e os piores jornalistas são os que começam negando isso. Talvez para alguns esse seja o motivo, mas eu já acho que é a falta de capacitação que leva a essa muleta cada vez mais constante do clubismo, do tipo, 'não tenho cacife para falar pra geral de maneira contundente então vou apelar aqui pra minha galera'.
Submitted July 19, 2020 at 11:37AM by jamorri https://www.reddit.com/r/futebol/comments/hu3eov/por_que_o_jornalismo_esportivo_%C3%A9_t%C3%A3o_ruim/?utm_source=ifttt
No comments:
Post a Comment