Saturday, December 19, 2020

Futebol!:Estou fascinado com o caos que foi o Brasileirão de 86 e quero compartilhar com vocês a história aqui

O Brasileirão de 86 é meio que completamente ofuscado na história por causa de todo o imbróglio de 87, só que aquela patifaria começou justamente em 86. Eu to vendo sobre aqui, e to fascinado com tamanho caos, então quero compartilhar a história com vocês aqui.

Seguinte, o Campeonato Brasileiro tinha 80 clubes em 1986. O regulamento era: Grupos A, B, C e D com 11 equipes cada. Grupos E, F, G e H, com 9 times cada.

"Ué, números diferentes pros grupos?". Sim, porque os 4 primeiros grupos eram a "primeira divisão", os principais clubes do país, e aqueles com mérito técnico estavam lá. O "resto", foram pros grupos E, F, G e H.

Só que não era "segunda divisão", porque os times destes 4 últimos grupos poderiam ser campeões brasileiros de 86 normalmente. Calma que a baderna fica pior.

Classificavam-se pra segunda fase, os 6 primeiros dos grupos A-D, os 4 melhores colocados independente de grupo, que estavam fora desses 6 primeiros. e o campeões dos grupos E-H. Trinta e dois times então. Estes seriam divididos em 4 grupos de oito daí pra decidir quem ia pro mata-mata.

Aí vai a merda: a CBF queria deixar o Brasileirão mais enxuto pros anos seguintes, então foi estabelecido que todos os times eliminados na primeira fase, MAIS os dois últimos de cada grupo da segunda fase estavam automaticamente rebaixados, e disputariam a segunda divisão de fato, sem chance de ser campeão brasileiro de 87.

Se a ideia de rebaixar CINQUENTA E SEIS TIMES (70% do campeonato aí) soa absurda, é porque é mesmo. Mas relaxa que piora: na primeira fase, os times jogavam todos contra todos dentre de seus grupos... em turno único.

Ou seja, os grupos A-D jogavam apenas 10 jogos. Imagine decidir quem cai e quem fica baseado num recorte de 10 jogos. Isso não é nem 1/3 do Brasileirão atual. Com tanto time rebaixado, a chance de acabar caindo um clube que não "merecia" porque teve uma fase irregular, ou N outros fatores, era imensa. Por curiosidade, eu peguei um recorte de 10 rodadas do Brasileirão de 2017. Peguei esse porque lembro muito bem que o Corinthians teve um segundo turno bastante medíocre, e é o melhor exemplo possível pra ilustrar meu ponto. Da 11ª a 21ª rodada, a classificação seria:

Posição Equipe
1 Palmeiras
2 Cruzeiro
3 Botafogo
4 Vasco
5 Flamengo
6 São Paulo
7 Chapecoense
8 Santos
9 Atlético-MG
10 Bahia
11 Vitória
12 Avaí
13 Athletico
14 Grêmio
15 Atlético-GO
16 Fluminense
17 Ponte Preta
18 Coritiba
19 Corinthians
20 Sport

Não só isso, mas vc quer enxutar o campeonato? Beleza, mas faça isso aos poucos, e não rebaixando 70% dos clubes porra. E você pode estar se perguntando "Ué, os grupos E-H já não eram uma segunda divisão? Por que não considerou como tal logo então?"

Pois é.

Fora que a chance de um dos principais clubes do Brasil ser eliminado da primeira fase também era bem considerável. Dito e feito. Depois de uma treta no tribunal (o Sergipe teve um jogador pego no doping, o que deu os pontos ao Joinville - isso era previsto no regulamento e perfeitamente legal), o Joinville ultrapassou o Vasco, e este foi eliminado na primeira fase. Ou seja: a porra do Vasco ia ter que jogar a segunda divisão de 87 por causa de um regulamento esdrúxulo.

Sabe quem mais foi eliminado na primeira fase? O Coritiba. O então atual campeão brasileiro foi rebaixado baseado num recorte de míseros 10 jogos.

Aí o Vasco entrou na justiça, a CBF classificou ele e o Joinville em detrimento da Portuguesa (que tinha entrado na justiça por uma parada completamente nada a ver). Os clubes paulistas ameaçaram boicotar o campeonato, então a CBF incluiu os três e classificou mais gente ainda pra segunda fase pra compensar.

E na segunda fase, teve mais treta ainda, que acabou sendo o que levou eventualmente a toda confusão do Brasileirão de 87. Que aí são outros quinhentos...



Submitted December 19, 2020 at 04:31PM by artur-fernand https://www.reddit.com/r/futebol/comments/kghszy/estou_fascinado_com_o_caos_que_foi_o_brasileir%C3%A3o/?utm_source=ifttt

No comments:

Post a Comment