O Brasileirão de 86 é meio que completamente ofuscado na história por causa de todo o imbróglio de 87, só que aquela patifaria começou justamente em 86. Eu to vendo sobre aqui, e to fascinado com tamanho caos, então quero compartilhar a história com vocês aqui.
Seguinte, o Campeonato Brasileiro tinha 80 clubes em 1986. O regulamento era: Grupos A, B, C e D com 11 equipes cada. Grupos E, F, G e H, com 9 times cada.
"Ué, números diferentes pros grupos?". Sim, porque os 4 primeiros grupos eram a "primeira divisão", os principais clubes do país, e aqueles com mérito técnico estavam lá. O "resto", foram pros grupos E, F, G e H.
Só que não era "segunda divisão", porque os times destes 4 últimos grupos poderiam ser campeões brasileiros de 86 normalmente. Calma que a baderna fica pior.
Classificavam-se pra segunda fase, os 6 primeiros dos grupos A-D, os 4 melhores colocados independente de grupo, que estavam fora desses 6 primeiros. e o campeões dos grupos E-H. Trinta e dois times então. Estes seriam divididos em 4 grupos de oito daí pra decidir quem ia pro mata-mata.
Aí vai a merda: a CBF queria deixar o Brasileirão mais enxuto pros anos seguintes, então foi estabelecido que todos os times eliminados na primeira fase, MAIS os dois últimos de cada grupo da segunda fase estavam automaticamente rebaixados, e disputariam a segunda divisão de fato, sem chance de ser campeão brasileiro de 87.
Se a ideia de rebaixar CINQUENTA E SEIS TIMES (70% do campeonato aí) soa absurda, é porque é mesmo. Mas relaxa que piora: na primeira fase, os times jogavam todos contra todos dentre de seus grupos... em turno único.
Ou seja, os grupos A-D jogavam apenas 10 jogos. Imagine decidir quem cai e quem fica baseado num recorte de 10 jogos. Isso não é nem 1/3 do Brasileirão atual. Com tanto time rebaixado, a chance de acabar caindo um clube que não "merecia" porque teve uma fase irregular, ou N outros fatores, era imensa. Por curiosidade, eu peguei um recorte de 10 rodadas do Brasileirão de 2017. Peguei esse porque lembro muito bem que o Corinthians teve um segundo turno bastante medíocre, e é o melhor exemplo possível pra ilustrar meu ponto. Da 11ª a 21ª rodada, a classificação seria:
| Posição | Equipe |
|---|---|
| 1 | Palmeiras |
| 2 | Cruzeiro |
| 3 | Botafogo |
| 4 | Vasco |
| 5 | Flamengo |
| 6 | São Paulo |
| 7 | Chapecoense |
| 8 | Santos |
| 9 | Atlético-MG |
| 10 | Bahia |
| 11 | Vitória |
| 12 | Avaí |
| 13 | Athletico |
| 14 | Grêmio |
| 15 | Atlético-GO |
| 16 | Fluminense |
| 17 | Ponte Preta |
| 18 | Coritiba |
| 19 | Corinthians |
| 20 | Sport |
Não só isso, mas vc quer enxutar o campeonato? Beleza, mas faça isso aos poucos, e não rebaixando 70% dos clubes porra. E você pode estar se perguntando "Ué, os grupos E-H já não eram uma segunda divisão? Por que não considerou como tal logo então?"
Pois é.
Fora que a chance de um dos principais clubes do Brasil ser eliminado da primeira fase também era bem considerável. Dito e feito. Depois de uma treta no tribunal (o Sergipe teve um jogador pego no doping, o que deu os pontos ao Joinville - isso era previsto no regulamento e perfeitamente legal), o Joinville ultrapassou o Vasco, e este foi eliminado na primeira fase. Ou seja: a porra do Vasco ia ter que jogar a segunda divisão de 87 por causa de um regulamento esdrúxulo.
Sabe quem mais foi eliminado na primeira fase? O Coritiba. O então atual campeão brasileiro foi rebaixado baseado num recorte de míseros 10 jogos.
Aí o Vasco entrou na justiça, a CBF classificou ele e o Joinville em detrimento da Portuguesa (que tinha entrado na justiça por uma parada completamente nada a ver). Os clubes paulistas ameaçaram boicotar o campeonato, então a CBF incluiu os três e classificou mais gente ainda pra segunda fase pra compensar.
E na segunda fase, teve mais treta ainda, que acabou sendo o que levou eventualmente a toda confusão do Brasileirão de 87. Que aí são outros quinhentos...
Submitted December 19, 2020 at 04:31PM by artur-fernand https://www.reddit.com/r/futebol/comments/kghszy/estou_fascinado_com_o_caos_que_foi_o_brasileir%C3%A3o/?utm_source=ifttt
No comments:
Post a Comment