Não vou entrar no mérito da qualidade geral, comparada com outros países ou décadas.
Mas um chavão que tinha perdido parte do sentido é que, no Brasil, todo ano entram 12 candidatos ao título. A ideia é que não seria nenhum absurdo qualquer um dos 12 de MG/RJ/RS/SP ganharem uma Copa do Brasil ou Brasileirão.
Claro que ainda existem favoritos maiores e menores, mas acho que este ano estamos mais próximos disso do que de costume.
Abaixo as minhas impressões. Não sou nenhum especialista, então corrijam meus erros:
Palmeiras e Flamengo entram como candidatos, claro. Tanto pelo futebol apresentado, principalmente no caso do clube paulista (embora o Flamengo tenha sido vice do BR18), quanto pelos investimentos que têm sido feitos nos últimos anos. Não precisa explicar muito.
O Cruzeiro defende o título da Copa e embora não gaste tanto quanto os dois acima, fez também investimentos de peso. Até agora, não perdeu ninguém. Mesmo que saia um Arrascaeta, por exemplo, um elenco com Fred, Dedé, Fábio, Thiago Neves etc. continuará candidato a título de tudo que disputar. Mesmo que tivesse perdas maiores, o maior trunfo parece ser um trabalho de longo prazo com o Mano Menezes, que sempre monta times encardidos. Pelo menos em mata-mata, acho que nenhum time brasileiro hoje entra como favorito contra o Cruzeiro.
O Grêmio caiu de produção e perdeu o Grohe. Não tem tido todo o sucesso que gostaria nas tentativas de contratação até aqui, mas deve reforçar o elenco agora em janeiro. Com um espírito copeiro e mantendo o Renato Gaúcho, ninguém diria que é carta fora do baralho.
Além desses, o Corinthians foi o favorito que restou do ano passado e o que mais decepcionou. Mesmo assim, foi finalista da Copa do Brasil. Com a volta do Carille, volta a ser pelo menos um candidato a surpreender.
Entre os não-favoritos anteriores, a maior surpresa foi o Internacional. Com um terceiro lugar bastante convincente no Brasileirão e a manutenção do trabalho, ninguém vai achar estranho se continuar disputando tudo na parte de cima.
Agora, restam os que oscilaram.
O São Paulo empolgou em parte do campeonato, mas acabou demitindo o Aguirre. Ainda acho uma incógnita, mas com a volta do Hernanes, que mudou o time na última passagem, a coisa muda de figura. Pra não falar das outras contratações, como Pablo e Tiago Volpi, que são reforços importantes. O SPFC parece vir com mais ambições do que em 2018.
Já o Galo surpreendeu com Roger Guedes no primeiro semestre, mas desmontou o time e sofreu pra voltar a um bom futebol. Está no mercado atrás de mais reforços, mas já fortaleceu a principal carência do time: a zaga. Antes com o criticado Gabriel, o limitado Iago Maidana e o veterano Léo Silva, que com quase 40 anos se aposenta este ano, foram no desespero atrás do uruguaio Martin Rea que, de tão ruim, sequer entrou em campo. Com Réver e Igor Rabello, a defesa do Atlético deve estar mais sólida. A liderança de Levir Culpi, identificado com o clube e experiente, sugere um ano mais promissor, principalmente se a promessa de uma contratação de peso para a camisa 10 se concretizar.
Por fim, temos o Santos. Do fantasma do rebaixamento ao sonho com a vaga na Libertadores, perder o Gabigol pode ser um problema importante. A saída do Cuca por problemas médicos também cria algumas dúvidas. Apesar disso, o clube tem buscado reforços. O destaque, claro, foi a contratação de Jorge Sampaoli. Acho que estamos todos curiosos pra ver o que o argentino pode aprontar. Será que ele recupera sua carreira e quebra a maldição dos gringos no Brasil? Eu não trataria o Santos como coadjuvante por enquanto.
Vejo, assim, 9 times no Brasil que, se ganharem um dos dois principais títulos nacionais, ninguém diria que foi uma zebra histórica. Claro que há alguns mais favoritos do que os outros, mais ou menos nessa ordem que eu coloquei aí, com o Corinthians sendo difícil de posicionar e o Cruzeiro entre os dois de cima.
Ficaram de fora os outros três grandes do Rio. Botafogo está sendo desmontado e com sérios problemas financeiros. O Fluminense, que nos últimos anos era quem conseguia desafiar o Flamengo, enfrenta grave crise. O Vasco, um gigante, também está na pior. Claro que são times grandes e que devem se recuperar em algum momento, mas isso não parece estar no horizonte imediato. Perderam espaço na tabela mesmo para clubes como o Athletico-PR e o Bahia.
Sei que no começo do ano abundam favoritos que vão caindo aos poucos. A janela europeia, ainda que janeiro seja mais fraco, pode fazer estragos. Mas ainda acho que temos um ano interessante pela frente.
Submitted January 04, 2019 at 07:34AM by LiarsEverywhere https://www.reddit.com/r/futebol/comments/aci7eo/2019_um_ano_promissor_para_o_futebol_brasileiro/?utm_source=ifttt
No comments:
Post a Comment