Saturday, March 28, 2020

Futebol!:Passei os dois últimos anos estudando o fenômeno do "ódio ao futebol moderno" e estes são os principais resultados da minha pesquisa. Caso tenham alguma dúvida sobre o assunto (ou sobre estudar futebol no geral) fiquem à vontade para trocar ideia também! :)

tl;dr
- Não existe consenso sobre o que é "futebol moderno" ou "futebol tradicional".
- Alguns sujeitos querem um futebol mais democrático; outros querem um futebol "menos fresco".
- Existe reprodução de certas relações desiguais de poder ao mesmo tempo em que questionam outras hierarquias.
- Moderno não significa necessariamente mais inclusivo.
- Tradicional não significa necessariamente mais acessível.
- Alguns grupos podem ser considerados movimentos sociais, outros nem tanto.

Um pouco de background:
Acabei de defender a minha dissertação (é o equivalente a ~apresentar o TCC) de mestrado sobre um grupo de torcedores que defende "a volta do futebol raiz". Minha área é Comunicação e Cultura, e estudo esporte (com outros enfoques) desde 2016. Em 2018 comecei a estudar essa turma "contra o futebol moderno", e passei dois anos desenvolvendo a pesquisa.

Como eu fiz:
Eu estudei a página Cenas Lamentáveis, que vocês devem conhecer. Escolhi essa página pois:
1 - Ela é representativa desse discurso;
2 - Ela é feita por "torcedores comuns" (a maioria dos trabalhos sobre futebol moderno lida com torcidas organizadas/coletivos de torcedores)
3 - Tem grande significância nas mídias digitais (a internet é um ponto importante de articulação do contra o futebol moderno).
4 - Foi criada em 2014, no momento de arenização mais intensa do Brasil, e no período da Copa do Brasil.
5 - Pela mesma razão, ela contempla o intervalo entre duas Copas, que são os eventos de futebol mais importantes do mundo.

Eu fiz um tabelão do Excel com todos os posts e comentários de 2014 a 2019 e selecionei alguns, com base em alguns critérios, para analisar o discurso presente na página. Meus métodos foram qualitativos - ou seja, eu não analisei literalmente tudo isso que eu coletei, apenas um montante que fosse significativo pra analisar.

Mais um pouco sobre os resultados:
Alguns grupos se preocupam muito mais uma estética tradicional do que problemas reais. Tipo, o fulano de tal ter cara de chorão ao invés de parecer um brucutu rende mais discussão do que o preço dos ingressos. O fulano que "pega muita mulher" é bom, o que é "crente" não presta pra Seleção... Esse tipo de discussão assim.

Baseado nessas observações, eu afirmo que para alguns, o "futebol moderno" é um futebol mais livre para diferentes jeitos de ser homens; o futebol "tradicional" é o dos caras "machões". Já outros grupos não tem o menor interesse nisso, e só querem que os pobres consigam assistir aos jogos do seu time tranquilamente.

É muito louco, porque ao mesmo tempo em que rola uma crítica à Europa por ser uns campeonatos de jogadores bilionários, mimados, frescos e etc., rola uma repressão a quem não se encaixa a um determinado padrão de homem.
Então olhando a partir de classe social, os caras cobram mais inclusão, porque reclamam do dinheiro definir o poder de um clube, mas olhando a partir da liberdade individual, eles são reacionários, porque não aceitam mudanças no extracampo de jogadores. Doideira.

Alguns grupos de torcedores lutam ativamente pra quebrar a lógica dominante do futebol - eles são movimentos sociais tanto quanto os caras da Primavera Árabe, por exemplo. Não é o caso do Cenas Lamentáveis, que nunca teve essa intenção. Eles usam a mesma retórica, mas direcionam a pauta pra um outro lado.

Bacana, e dá pra ler o trabalho completo?
Ainda não. Está em fase de revisão e depois vai ser publicado pela biblioteca da universidade. Eu estou pensando em aproveitar a quarentena para editar a pesquisa em formato de podcast, mas vamo ver o que vem por aí.
Lavem as mãos e não saiam de casa.



Submitted March 28, 2020 at 07:43PM by pecheux https://www.reddit.com/r/futebol/comments/fqwfht/passei_os_dois_%C3%BAltimos_anos_estudando_o_fen%C3%B4meno/?utm_source=ifttt

No comments:

Post a Comment