Era o ano de 2001, o calendário do futebol Sul-Americano se dividia em um semestre de libertadores e outro para as copas Mercosul/Merconorte. E o Brasil se mostrava insatisfeito com uma copa de apenas 5 países e participação por convite (ou talvez o problema fosse só grana? Vá saber).
Em dezembro de 2001 a Conmebol num de seus momentos de criatividade resolve chamar a Concacaf e propor a Copa Pan-Americana: 32 times de todo o continente em mata-mata de ida e volta.
Se inspiravam nas recentes participações de times do México, EUA e Costa Rica na Copa Merconorte. E do México na Libertadores desde 1998.
Se dividiria em 2 chaves, inspiradas nas Mercosul (+Bolívia) e Merconorte (+Concacaf) se cruzando só na final:
Vagas na Chave 1:4 Argentina4 Brasil2 Chile2 Paraguai2 Uruguai1 Bolívia e1 Último campeão da Mercosul (San Lorenzo)
Vagas na chave 2:4 México2 EUA2 Colômbia2 Equador2 Peru1 Venezuela3 América Central e Caribe
A Conmebol ainda pretendia que o campeão dessa copa enfrentasse o campeão da Copa Uefa, em jogo único com sede alternando os continentes a cada ano.
No final as negociações com a Concacaf se provaram mais complicadas do que o previsto, os meses foram passando e a copa acabou adiada para 2003, e depois cancelada. No lugar inventaram às pressas a Copa Sul-Americana, que na 1ª edição nem o Brasil participou alegando falta de datas.
O que sobrou desse projeto foi a participação de alguns clubes da Concacaf na Sul-Americana entre 2005 e 2008, chegaram a participar: México, EUA, Costa Rica e Honduras. O Pachuca ganhou em 2006, título que os Mexicanos sempre lembram com orgulho nas comparações com o futebol da América do Sul.
Submitted June 17, 2020 at 01:22PM by eilif_myrhe https://www.reddit.com/r/futebol/comments/hawxuk/copa_panamericana_de_2002_que_nunca_aconteceu/?utm_source=ifttt
No comments:
Post a Comment