Thursday, June 18, 2020

Futebol!:Sobre a MP da alteração dos direitos de transmissão: uma breve explicação por twitters do presidente do Bahia.

Bem como vejo que muitos estao na duvida sobre como isso vai funcionar para os times, vi que o presidente do Bahia (que é um time médio, de história grande) tem escrito bastante sobre isso e tem feito uma boa gestão então e fiz um pequeno compilado.

Sobre os contratos:

Os custos de transmissão não são altos. Mas é importante ressaltar que os contratos atuais não serão alterados com essa medida. Isso poderá ser aplicado após o encerramento dos contratos atuais.

Oi seja a partir de 2025 quando os contratos com globo e EI terminarem, toda a lógica de comercialização de direitos de TV será modificada, chegará uma nova onda e os clubes antes reféns da Globo terão maior autonomia para decidir sobre a monetização do seu conteúdo.

Hj o Bahia não poderia ter nenhum jogo transmitido se não desse “amém” para empresas de TV. A partir dessa mudança, ganha-se independência. Em muitos países de alto nível do futebol é assim que funciona. Os acordos passam a ser feitos clube a clube.

Sobre acordos dos clubes:

Nunca houve acordo emolo entre os clubes. O que houve até aqui foram acordos com emissoras de Tv envolvendo os clubes. Com o direito do mandante definido, o “arranjo” fica mais fácil. Cada clube é dono de seus jogos, podem criar consórcios, trocas de ativos, contratos em grupos.

Você sabe que o direito de arena ser dos mandantes não impede negociações coletivas e justas, né? O equilíbrio de cotas é maior na Alemanha, por exemplo, onde o direito de arena é dos mandantes há muito tempo.

A parceria vai ser o caminho. Já pensou uma plataforma única dos clubes do Nordeste, por exemplo? Ou até mesmo uma plataforma de todos os clubes brasileiros?

O sistema atual não estimula a competitividade. Novos contratos, pós 2018, prolongaram a desigualdade. O produto mais autônomo vai facilitar a formação de blocos e negociações coletivas. Os 10 clubes que menos ganham podem ser donos de 50% dos jogos se estiverem unidos.

e Sobre o que ele acha

Entendo essa medida como muito positiva. Vai estimular união direta entre os clubes, inclusive para compartilhar plataformas próprias de transmissão.

Além disso ele parece gostar de ideias como a de um sócio digital, com passe para jogos.

twitter fonte: https://twitter.com/gcbellintani



Submitted June 18, 2020 at 02:01PM by Commander_BigDong_69 https://www.reddit.com/r/futebol/comments/hbkocp/sobre_a_mp_da_altera%C3%A7%C3%A3o_dos_direitos_de/?utm_source=ifttt

No comments:

Post a Comment