Ok, eu poderia escrever o mesmo sobre a América Latina e Ásia, mas lendo alguns dados comecei pensar um pouco mais sobre a África como continente.
Além dos conhecidos dos brasileiros Mazembe e Raja Casablanca, o futebol africano é conhecido por ser extremamente físico (jogadores de vidro não se criam lá) e com determinada habilidade. Claro falta técnica e investimento, mas com alguns ajustes acho que ele poderia ser bastante comerciável.
- Em primeiro lugar, o que poderia ser feito?
Minha proposta: seria uma liga fechada continental, que aproveitaria a base dos próprios campeonatos nacionais. E teria como modelo NFL, MLS e ISL. Que em cenários com futebol profissional ainda em ascensão dão mais certo.
- Mas daria certo? existe estrutura para isso?
Bem, talvez, diferente do imaginário popular, a África não é apenas formado por serengueti, leões e corredores de maratona. Tem diversas cidades, algumas não tão estruturadas como outras, mas também algumas bastante desenvolvidas como capetown da Africa do Sul, a própria Luanda, e países como Botswana, Kenya e Rwanda tem melhorado na ultima década. Mas então como seria a ligação? bem, órgãos internacionais africanos estão buscando construir linhas de rodoviárias e de alta velocidade também por trem que liguem todo o continente, essas obras já se iniciaram (ok, topam num chefe de guerra aqui, num escândalo de corrupção ali, mas ela está andando), o que já melhora o cenário do que a américa do sul, que tem um terreno totalmente acidentado, com cadeias de montanhas, desertos e densas florestas separando países (na África também tem, mas existe conexão mais simplificada, já que desde o século 19 o império britânico tinha planos de para isso) . Além disso a África já dispõem de uma boa quantidade de estádios grandes e bons devido a quantidade de eventos (como as copas da CAF no continente).
- OK, mas quem faria isso?
Bem, na minha proposta seriam empresas e empresários que queiram investir no campeonato, a África conta com alguns bilionarios mas também empresas como o Grupo City que tem times ao redor do globo, e a Redbull que já tem o seu time lá parecem interessados em novos investimentos, além é claro das empresas chinesas com forte investimento na região e que também parecem abertas a jogar dinheiro no esporte ao redor do mundo. Quanto a estrutura de base, é inegável que a habilidade dos jogadores já está lá, com craques como Mané, Kanté, Drogba, Salah só falta o investimento (diferente de ligas como a americana e chinesa) e conhecimento técnico que teria um produto interessante
- Tá mas quem assistiria e pagaria para ver isso?
Bem, os fãns locais. A África é um continente pobre, maaas não tão pobre quanto as pessoas pensam. Com mais de 1 Bilhão de pessoas e mais de 300 milhões de pessoas de classe média (não contei as ricas) com poder de consumo e querendo gastar em entretenimento é mais até que a américa latina pode oferecer, fora que esses números só crescem a medida que a qualidade de vida do continente aumenta (e está aumentando) fora os mais de 200 milhões de pessoas de origem africana em outros países do mundo como o Brasil, EUA e Europa.
- E existe a mínima possibilidade para isso?
É muito provável que não, mas numa visão semelhante, a NBA lançou a iniciativa de construção de uma liga africana de basquete num formato parecido, e tinha inicio esse ano mas devido ao COVID ela teve o inicio prorrogado.
Mas é isso, eu realmente acredito no potencial que existe no continente africano, o que acham? podem criticar ou adicionar coisas a vontade.
Submitted September 26, 2020 at 12:31PM by Commander_BigDong_69 https://www.reddit.com/r/futebol/comments/j0a6he/eu_realmente_acho_que_a_%C3%A1frica_tem_um_grande/?utm_source=ifttt
No comments:
Post a Comment