Thursday, January 28, 2021

Futebol!:Gente, escrevi uma crônica/texto sobre o time da minha cidade, se alguém quiser ler

O ano é 2021. O Althetic Clube da pacata São João del Rei finalmente está disputando a primeira divisão mineira novamente. Bem, para entender um pouco mais ao fundo, vamos a 1909, ano de fundação do clube. Nada demais, clube normal, sem almejar grandes coisas, apenas para sócios da cidade frequentar. Nisso começa a se desenvolver uma equipe de desporto e jogar os campeonatos citadinos e da região e acabar com todos.

Tenta alguma coisa no futebol profissional e consegue o acesso pela primeira na sua história, em 1970 a elite do futebol mineira, faz uma passagem para ser esquecida, vigésimo sétimo lugar, na frente apenas do Sete de Setembro. Após essa terrível passagem, o clube volta ao futebol amador e deixa de ser profissional.

Não até pouco atrás me lembro dos citadinos, equipes famosas na região como o forte Figueirense (que se não me engano disputou o Módulo 2 do Mineiro em 2019 ou 20), o América, o Juventus, e o Califórnia, time que meu irmão jogava e adorava se gabar que era o terror do Athletic. Depois de longos 48 anos, em 2018, o clube decide retomar ao futebol profissional. E então disputa a Segunda Divisão do Mineiro (algo como a terceira divisão). Fui em 2 jogos na temporada, acho uma goleada no Boston City e uma derrota na última rodada para o União Luziense.

O estádio Joaquin Portugual é fantástico, tive uma vaga memória de quando eu tentei fazer escolinha de futebol lá, mas infelizmente não segui a diante com o plano... Um verdadeiro caldeirão, a torcida fica em cima dos jogadores. E eles vibram. Por ser um time tradicional da cidade, e já ter jogados campeonatos, temos até banda da organizada. Além do que, as pessoas podem ficar a uns 5 metros atrás de um dos gols...

Em seu primeiro ano como profissional, jogando a Segunda Divisão Mineira consegue o acesso ao Módulo 2 do Mineiro, juntamente ao Coimbra que em 2019 conseguiu o acesso e ainda se manter na elite no ano de 2020. Bem, o Athletic conseguiu o acesso com o vice-campeonato, assim como conseguiu em 69. No ano de 2019, o Alhletic fez uma discreta passagem pelo Módulo 2, conseguindo apenas um sétimo lugar.

Chegamos então em 2020. Terceiro ano como profissional, o Atlhetic consegue a classificação para o quadrangular final para definir os 2 clubes que conseguirão o acesso. No último jogo, o Althetic dependendo apenas de um empate jogando fora de casa contra o líder Porto Alegre, consegue a classificação espera, sofrida. Ouço alguns foguetes. Fico bastante feliz e empolgado. No dia seguinte ouço uma pequena carreta e meu rosto é preenchido por um sorriso.

O futebol é fantástico não é mesmo ? Em quanto fui sócio, sempre frequentei o clube, nadava, ria, conversava, jogava bola lá. Confesso, que por ser o time popular da cidade, por mais que eu frequentasse lá, geralmente torcia contra. Até porque meu irmão não jogava por lá... Isso era no futsal, nos torneios organizados nos clubes, que enchiam e enchiam de gente da cidade. Chega a ser nostalgico, você comprava um cigarrete e um suco Muzzy e ia sentar na arquibancada, e passava a noite vendo jogos de futebol, desde o sub 13 até os Veteranos.

Estou muito feliz pelo meu clube, espero que ele arranje uma vaga na Quarta Divisão, ou quem sabe na Copa do Brasil, mas só de se manter na elite eu já fico feliz. A única coisa que me deixa triste nessa história toda é saber que eu NÃO VOU PODER VER A PORRA DO ATHLETIC X ATLÉTICO MINEIRO NA MINHA CIDADE, NO CALDEIRÃO POR CAUSA DESSA PORRA DE PANDEMIA. :)



Submitted January 28, 2021 at 09:02PM by ecomaltepurobier https://www.reddit.com/r/futebol/comments/l7hatr/gente_escrevi_uma_cr%C3%B4nicatexto_sobre_o_time_da/?utm_source=ifttt

No comments:

Post a Comment