Não é de hoje que o meu Furacão vem ganhando destaque nas competições brasileiras e sul-americanas. Brasileirão de 2001, Vice da Liberta de 2005, Sula de 2018, Copa do Brasil de 2019, algumas boas campanhas no Brasileirão e presença frequente na Libertadores acompanharam os últimos anos do time.
Mesmo assim, poucas pessoas acompanham e conhecem o trabalho que vem sendo executado internamente, então vou contar um pouquinho.
O Projeto de Mario Celso Petraglia
Antes de 1995 o Athetico era um time extremamente regional, com pouca relevância no cénario nacional, e ainda na época que o Coritiba foi campeão brasileiro. É aí que entra nosso protagonista, Don Mario Celso Petraglia (que daqui pra frente será referido como MCP), um grande filho da puta mas um grande gestor de clubes também.
Ele assume a presidência do clube no começo dos anos 90, e logo depois já vem o primeiro título de relevância do Athletico, a Série B de 95, com Oséias e Paulo Rink. A partir daí o Athletico se consolida na Série A por muito anos, e ganha no meio do caminho o Brasileiro de 2001, com uma ótima campanha, e também o vice-brasileiro de 2004. O ano seguinte foi marcado por um grande decepção, com o vice da Libertadores de 2005 pro São Paulo.
Os anos seguintes foram mais tranquilos, com um rebaixamento em 2011 (e o retorno na Série B mais disputada da história no ano seguinte), e por último nos tempos recentes as conquistas da Sula e CdB, além de uma hegemonia no Paranaense.
Gestão do Clube
Ao longo de todos esses anos o clube teve uma mentalidade muito clara quanto à sua equipe: contratações discretas e muito bem acertadas, de jogadores com potencial, principalmente para vendas futuras, com manutenção de alguns medalhões do time (Paulo Baier, por exemplo). Essa estratégia veio principalmente do MCP, e acabou limitando o Athletico com elencos mais baratos e menos competitivos.
Também, aconteceram duas reformas da Arena da Baixada durante a gestão do MCP, a segunda para a Copa do Mundo. Isso acabou, além de nos dar um estádio maravilhoso, encarecendo o preço dos ingressos e do programa de sócios do clube consideravelmente. Além disso, o Athletico conta com um dos Centros de Treinamento mais modernos e avançados do Brasil, referência na América Latina.
MCP x Globo
Depois de dois anos muito bons, e um 2020 completamente decepcionante por culpa única do planejamento interno, o CAP volta a se destacar esse ano, e dessa vez surgiu gente falando que não sabia absolutamente nada sobre o clube.
Não vou negar que as políticas do MCP são mais fechadas, principalmente quanto a acordos de televisão. Ele julgou que a Globo não oferecia o suficiente, e então não fechou com o Premiere, e ao invés disso caiu pro pau e criou o próprio streaming PPV (e também transmite os jogos na Twitch - tá só 8 pila por mês pra ver os jogos), nos jogos que é mandante pode transmitir. Fechamos contrato com a TV aberta (mas sem limitação de praça), mas a Globo opta por não transmitir a grande maioria dos nossos jogos - então é isso mesmo, se no jogo que o CAP é visitante não tem transmissão local, não tem nenhuma relação com o nosso contrato com a emissora, é o mandante que fechou um contrato bosta.
Mas de qualquer jeito, isso de alguma forma representa o ideal vanguardista que o MCP está trazendo para o Athletico, muito atrelado também a ideia de clube-empresa.
O Athletico de 2021
Beleza, dei um panorama geral de como chegamos aqui, mas o que rola atualmente no time?
Atualmente o Athletico disputa quatro campeonatos: Paranaense - Semi Final (não, não acabou), Brasileirão - 5º lugar, Copa do Brasil - Oitavas, e Copa Sulamericana - Quartas; com campanhas bem satisfatórias em todos até agora.
O Athletico tem dois elencos, um principal, que disputa as maiores competições, e outro chamado de Aspirantes, um sub-23 que disputa o estadual, obviamente com troca de jogadores entre os elencos.
O plantel de jogadores do elenco principal é o seguinte:
Goleiros.
[01] Santos - goleiro da Seleção Olímpica atualmente.
[99] Bento - atual goleiro enquanto o Santos está fora, ganhou destaque em uma bela estreia no profissional contra o River ano passado.
[XX] Léo Linck - goleiro dos Aspirantes, mas também terceiro goleiro do principal e frequentemente convocados pras seleções de base do Brasil.
(todos são da base do CAP)
Zagueiros.
[44] Thiago Heleno - o General da Baixada, capitão, e peça central da defesa há alguns anos.
[34] Pedro Henrique - com passagem por empréstimo vindo do Corinthians aqui, foi desacreditado lá e veio definitivamente, faz uma ótima dupla de zaga com o TH.
[27] Zé Ivaldo - nosso querido Zé, meio atrapalhado tecnicamente mas dá pro gasto, veio da base do CAP.
[30] Luan Patrick - outro piázão da base, campeão do mundo sub-17 e também frequentemente convocado para seleções de base.
Laterais.
[05-LD] Marcinho
[16-LE] Abner - chegou a ser a contratação mais cara do clube, veio por R$10mi da Ponte Preta, convocado pras Olimpíadas e joga muita bola.
[08-LE] Nicolas - outro que é da base, emprestado pro Atlético-GO ano passado e voltou para ser reserva.
[13-LD] Khellven - mais um piá da base, muito bom e com um futuro legal pela frente, mas ainda inexperiente.
[06-LE] Márcio Azevedo - revelação do clube com passagens pela Europa, mas está em fim de carreira.
Meio-Campo.
[25-VOL] Richard - empréstimo longo do Corinthians, volante titular, muito alto e pouca técnica, mas dá pro gasto também.
[88-VOL] Christian - faz a função de 1º ou 2º volante, jovem e muito bom também (extra: parece o Mano Brown).
[26-VOL] Erick - também joga de volante, mas era frequentemente improvisado na direita, sofre bastante com lesão.
[18-MC] Léo Cittadini - veio em 2019 de graça do Santos, fez uma boa temporada naquele ano mas depois caiu de fase, normalmente atua de 2º volante.
[10-MC] Jadson - sim, ele mesmo, Magic Jadson, não preciso falar muito mais, revelado junto com o Fernandinho pelo CAP em 04.
[80-MA] Terans - famoso no cartola kk, El Rey joga bola demais e tá muito bem nesse início no CAP, ótima contratação e é a máquina do time.
[55-MA] Canesin - veio de graça ano passado, é um cara pra ter na reserva e entrar aos 70', joga de ponta às vezes.
Ataque
[28-PE] Vitinho - depois de quase morrer ano passado, voltou jogando muito, jovem, rápido, boa batida e decisivo.
[96-PE] Carlos Eduardo - emprestado pelo Palmeiras, engana mais que joga na minha opinião mas já teve seus bons momentos, é reserva.
[21-AT] Matheus Babi - veio do Botafogo numa contratação caríssima, muito alto e tem um futuro legal, mas falta ser matador, acabou de ter uma lesão feia e deve ficar foram uns meses.
[79-AT] Renato Kayser - fez um 2020 legal no Dragão e até que foi bem no Athletico, mas perde muita chance e já tinha perdido posição pro Babi.
[11-PD] Nikão - um dos jogadores mais antigos do elenco, ídolo recente do clube, joga bem, é consistente e encaixou muito com o Terans, deve sair no final do ano :(
Técnico
António Oliveira - o portuga é um cara novo, filho de um ídolo do Benfica, nunca tinha treinado pra valer na vida mas vem mostrando um trabalho muito bom nesses primeiro 25 jogos.
Vou aproveitar aqui e explicar a situação dele. Ele não tem licença de treinador da CBF, então oficialmente não pode assinar nenhuma súmula de partida e ser o treinador oficial, ele é assistente, e quem assina é o Paulo Autuori, mas na prática ele que treina o time (ainda que com um dedinho do Autuori). Então sim, se ele for demitido não conta pra regra do 1 técnico do Brasileirão.
Links do Bem Amigos que ele participou: Parte 1; Parte 2; Parte 3.
E como joga o time?
O Athletico do Portuga mostrou certa versatilidade, apesar de ter um elenco bem curto.
3-5-2
Formação obviamente mais retranqueira, neste esquema o Athletico titular entra com: Santos; Zé Ivaldo, TH, PH; Abner, Cittadini, Richard, Christian, Marcinho; Babi/Kayser, Nikão. É uma formação que promove a verticalidade no ataque, padrão de jogo do Athletico, com bons lançamentos vindos da zaga, buscando apoio ofensivo com o laterais, enquanto ainda mantém uma defesa bem sólida atrás.
4-2-3-1
Essa formação é a atualmente mais usada com a chegada d'El Rey Terans. No campo: Santos; Abner, TH, PH, Marcinho; Richard, Christian; Vitinho, Terans, Nikão; Babi. É uma formação muito versátil para as transições de ataque-defesa, com possibilidades pelas pontas, mas também infiltração pelo meio com a criatividade do Terans e usando o atacante como pivô.
Aqui um link de mais cedo do ano que explica melhor.
A Coréia do Norte - minha opinião
É verdade que o Athletico é um time mais fechado do que os outros do Brasil, tem uma campanha de marketing bem diferente da do Bragantino, por exemplo. A falta de transmissão na TV aberta trás menos visibilidade para o time, mas eu ainda sim confio no MCP - apesar de eu achar ele um filho da puta.
Em 2019, o Athletico teve tantos jogos do Brasileirão transmitidos pela Globo quanto o Flamengo, e acabou faturando em cima disso, uma grana muito maior do que teria ganho com um contrato merda com o Premiere. Querendo ou não, o Athletico é um time fora do eixo, e eu dou uma risada sempre que vejo um post aqui falando dos "12 grandes + Athletico e Bahia" - isso sem querer entrar no mérito de quem é grande ou não é.
Meu ponto no geral é, existe sim bastante informação sobre o Athletico na internet - caralho, é a era da informação - não perdi nenhum jogo do time esse ano (apesar de que alguns eu vi no piratão), então não dá pra lançar essa de que o Athletico é a Coréia do Norte do futebol brasileiro (principalmente quando você é um torcedor do Rayo Vallecano). Divulgamos o balanço do ano passado abertamente, tem diversas páginas e jornalistas paranaenses que noticiam diariamente sobre o clube, sinceramente, não tem como você querer saber o que tá rolando e não conseguir.
Por último, vou deixar alguns links de pessoas e páginas do twitter que são legais de acompanhar para ter notícias sobre o clube:
Fusketa - principal nome do jornalismo independente do clube
Trétis - portal athleticano (cujo fundador é o Fusketa), que traz sempre boas notícias e rapidamente.
Nadja Mauad - ótima jornalista da Globo e SporTV sempre dando notícia certeira
Monique Vilela - ótima jornalista da Banda B que acompanha bastante o time também
Fernando Freire - repórter do GE que cobre o futebol paranaense.
Monique Silva - outra jornalista independente ex-GE muito boa.
Essa thread aqui ótima sobre o clube.
Além de obviamente as próprias redes sociais e o site do time, que tem uma história bem legal.
Página do GE, onde alguns desses jornalistas escrevem sobre.
Por último, me despeço aqui com a célebre: "O tempo é o senhor da razão".
Submitted July 29, 2021 at 10:00AM by boiern https://www.reddit.com/r/futebol/comments/otz5vv/a_coreia_do_norte_do_futebol_brasileiro_como_joga/?utm_source=ifttt
No comments:
Post a Comment