O Gabigol é um jogador cheio de polêmicas, e rosto da antiga discussão "Liga Brasileira contra as Europeias", alguns acham ele o novo Romário, e outros acham ele um cone que chuta, vamos buscar entender mais sobre o jogador:
Vamos começar buscando entender que tipo de jogador é o Gabigol:
Ele é um atacante, de 25 anos que atualmente atua no Flamengo, ele costuma jogar de Centroavante e Segundo Atacante, e mais a para frente vamos fazer uma leitura sobre como se comporta em campo e aprofundaremos em suas posições.
Ele foi revelado no Santos, e começou a sua carreira jogando de Ponta, entre suas conquistas, ele tem artilharias de Copa do Brasil, Brasileirão, Libertadores, e conquistou Libertadores, Brasileirão e o Ouro Olímpico.
Seus Números: (Está sem as assistências em Copa do Brasil e Carioca)
Santos:
2014 (18 anos): 56 jogos, 21 gols, 7 assistências, média de participação (Precisão de 2 casas decimais): 0,5
2015 (19 anos): 56 jogos, 21 gols, 7 assistências, média de participação: 0,5
2016 (20 anos): 29 jogos, 12 gols, 4 assistências, média de participação: 0,55
2018 (22 anos): 53 jogos, 27 gols, 2 assistências, média de participação: 0,55
Inter de Milão:
2016-2017 (20 e 21 anos): 10 jogos, 1 gol, média de participação: 0,1
2017 (21 anos): 3 jogos
Benfica:
2017-2018 (21 e 22 anos): 4 jogos
Flamengo:
2019 (23 anos): 60 jogos, 44 gols, 9 assistências, média de participação: 0,88
2020 (24 anos): 42 jogos, 26 gols, 3 assistências, média de participação: 0,69
2021 (25 anos) (Até a data de 15/10/2021): 31 jogos, 26 gols, 6 assistências, média de participação: 1,03
Brasil (Sub 20):
2015 (19 anos): 7 jogos, 1 gol, média de participação: 0,14
Brasil:
2016 (20 anos): 3 jogos, 1 gol, média de participação: 0,33
2021 (25 anos) (Até a data de 15/10/2021): 14 jogos, 3 gols, média de participação: 0,21
Pós Análise de números:
Percebe-se que em competições nacionais ele tem médias muito boas, contudo em competições mais difíceis, ele tem uma média bem abaixo, de primeira impressão, tira-se a conclusão de que ele é um jogador que não é apto para tais competições, mas eu pessoalmente, não acredito que números podem dizer muita coisa sobre um atleta, se a gente for pegar números de Higuain, são excelentes, e Chopo Mounting tem ótimos números pelo Bayern, mas isso não faz deles bons jogadores.
O minha definição de um bom jogador, é um que domine as valências técnicas fundamentais para a sua posição, e que tenha uma precisão alta em suas escolhas em campo, marcar gols grande parte das vezes é uma consequência desses domínios, o que eu pessoalmente acho, é que o correto a se analisar, é utilizar o modelo de jogo dos atletas, e compararem com seus números.
Como o Gabigol joga? Quais são seus pontos fortes e fracos?:
O estilo de jogo do Gabigol tem o propósito de marcar gols, mas não sendo um centroavante fixo como muitos acham que ele é, ele tem um baixíssimo aproveitamento de finalizações, e isso não permite que ele seja o "9 matador", além disso, ele é altamente dependente da sua perna boa (esquerda).
Ele normalmente utiliza da boa leitura de jogo dele para se infiltrar na defesa adversária, e pegar os defensores desprevenidos, essa leitura dele cria muitas chances claras, não a toa ele consegue desperdiçar tantas chance, e ainda ter muitos gols, além disso ele também sabe se comunicar muito bem com os seus companheiros de equipe, fazendo com que o numero de chance aumente ainda mais.
Além da leitura de jogo, outro aspecto que ele domina muito bem é a cobrança de pênaltis, que para qualquer atacante não armador, é fundamental para ter bons números.
Esse estilo do Gabigol faz com que ele não se encaixe na maioria das equipes modernas, primeiramente porque para que Gabigol possa ler o jogo corretamente, e se comunicar com seus companheiros, ele precisa passar por um período de adaptação, com jogos completos, sem isso, as suas principais caracteristicas vão ser prejudicadas, e com uma finalização não tão boa, a consequência é a de que ele não vai marcar gols.
Além disso, o time que ele for jogar, precisa ser ofensivo, se a sua principal qualidade, é aumentar o numero de chances ao gol, ele precisa de uma equipe com bons armadores, e que tenha um ritmo acelerado, para que esse aumento de chances seja significativo, e para que as chances fiquem cada vez mais claras.
Mais um aspecto, é que para ele jogar, ele precisa de bons companheiros de ataque, pois tabelinhas, e jogadas em dupla também fazem parte de seu repertório.
A vantagem de seu estilo, em comparação ao dos 9 tradicionais é a de desgastar muito os zagueiros adversários e também abrir buracos na marcação, para que os companheiros de equipe também possam atacar, a desvantagem é justamente esse longo período de adaptação que ele precisa.
Afinal, ele pode ou não ser utilizado pela seleção? Ele daria certo na Europa de novo?:
Essas perguntas são mais complexas do que a maioria, pois a passagem de Gabriel pela Europa foi bem aquém do que se esperava, mas justamente lá ele não teve tempo para entrosar com o elenco e aplicar seu estilo de jogo, na seleção ele demorou para marcar 2 gols em jogos próximos. Além desse aspecto, vários nomes que deram certo na Europa tiveram um desempenho inferior ao dele pelas equipes do Brasil.
Portanto, você tem vários pontos e contrapontos, que só serão confirmados se caso ele for para Europa de novo e ter sequência, ou se ele tiver sequência na seleção brasileira.
Eu particularmente, acho que ele daria certo sim na Europa se tiver uma segunda chance, mas não como se espera aqui no Brasil, acredito que ele teria uma média de 10 gols por temporada ou algo do tipo, mas não cravo nada pois a Liga Brasileira e as Europeias são muito diferentes. O nível de lá é bem mais alto, além disso, o que aqui ainda é discussão, lá é fundamento básico de futebol, lá na Europa, atacantes são obrigados a marcar, e defensores não costumam meter chutões de forma desnecessária.
Para que o Gabigol poder jogar jogos importantes pelo Brasil, ou então voltar a jogar na Europa, acredito que ele deva tentar acelerar o passo na seleção brasileira, jogar todo jogo com o mesmo ritmo que jogaram contra o Uruguai, e incentivar que o Flamengo tente jogar no mesmo ritmo, para já ir acostumando a sofrer pressão e a marcar o zagueiros para conseguir lucrar em cima de erros de saída de bola.
A principal diferença entre a Liga Brasileira e as Europeias, não é nem tanto o talento dos jogadores que as frequentam, todos sabem que o Brasil é uma fabrica de talentos, e recentemente, os talentos Argentinos, Uruguaios, Colombianos, e de todos os outros países, tem migrado para o Brasil, aumentando ainda mais o talento, mas é a questão tática, nossos jogos tem pouco ritmo, linhas muito abertas, e pouca construção aprofundada, não é a toa, que jogadores como o Andreas Pereira que eram comuns na Europa, vem para o Brasil, e conseguem deitar no quesito ritmo de jogo.
Os nossos técnicos tem que atualizar as ideias, ou nós nunca teremos times brasileiros ganhando mundial por mérito.
Nossa base também tem desenvolvido jogadores de forma muito ruim, os jogadores normalmente precisam de longos tempos de adaptação aos times europeus, mesmo não tendo o estilo de jogo do Gabigol, e alguns muitas vezes chegando sem saberem fundamentos básicos de futebol, não a toa tem sido cada vez mais comum, os jogadores da seleção brasileira terem se desenvolvido na Europa, como é o caso do Ederson, do Raphinha e do Firmino.
Submitted October 15, 2021 at 01:23PM by AlphaBR999 https://www.reddit.com/r/futebol/comments/q8ubz7/raio_x_de_jogadores_gabigol/?utm_source=ifttt
No comments:
Post a Comment