Saturday, May 14, 2022

Futebol!:Fiquei surpreso com a humildade e tranquilidade do Abel Ferreira, cara muito gente boa.

Hoje eu sonhei que estava em uma mesa, sentado ao lado de Abel Ferreira e mais 2 ou 3 amigos que não consigo me recordar exatamente quem eram. Estávamos em uma espécie de mesa de churrasco, embora sem o churrasco, e havia um ambiente idílico ao fundo, com muito verde e árvores esparsas, apesar de em alguns momentos o ambiente remeter muito à área da churrasqueira aqui de casa (o que me faz pensar que, talvez, nos encontramos em mais de uma ocasião).

O Abel exalava muita calmaria e tranquilidade, sempre com participações contudentes na conversa. Participações que se seguiam de alguns segundos de reflexão e absorção por parte dos outros envolvidos. Em dado momento, ele advertiu a todos que começaram a me zombar por alguma graça que eu fiz, dizendo: vocês estão tentando anular a opinião dele (eu), por conta de suas convicções políticas e pessoais, isto é fundamentalmente errado. A partir deste momento comecei a sentir uma áurea, ele passou emanar uma certa luz pelo ambiente, e tudo que eu queria era ouvir àquele homem falar sobre tudo, parecia que havia apenas eu ele na mesa.

Em todo momento que se seguiu, eu tentei provocar uma nova participação dele na conversa, mas ele se mantinha quieto, sem dizer nada e atencioso a tudo que estava a ser dito. Fiz até uma piada sobre o uso do gerúndio, porém ele só deu uma leve risada, um leve sopro de ar pelas narinas, que já foi aprovação suficiente para mim.

Quando tocamos no assunto Jorge Jesus e começamos a falar sobre uma possível renovação ou revolução que estava ocorrendo por conta da entrada de técnicos portugueses no futebol brasileiro, o Abel novamente se preparou para falar, soltando um "ãaãh" típico de alguém que prepara uma fala. Abel disse, de maneira tranquila, com uma voz firme e pausadamente, que todo esse movimento ainda não pode ser chamado de revolução, estamos em um turbilhão de acontecimentos no Futebol brasileiro, que não podemos prever aonde isso tudo irá parar, quais serão os frutos e se haverá frutos de todo esse movimento, ou se será apenas um sopro efêmero de esperança no futebol nacional. Abel também esclareceu que precisamos de um distanciamento histórico maior para entender o que foi/é este momento agitado que estamos vivendo (com times profissionalizando sua gestão, SAFs, busca de renovação técnica de estrangeiros e etc.).

Após isso, Abel fez mais alguns comentários sobre Jorge Jesus, sem nenhum ataque pessoal, apenas algumas pontuações sobre uma idolatria desnecessária e sobre ninguém ser insubstituível e até agradeceu a JJ por ter iniciado esse movimento de renovação técnica no futebol brasileiro. Eu cheguei a dizer que ele seria um bom nome para assumir a seleção após o Tite, e ele deu um leve sorriso bobo e disse que era um sonho de qualquer técnico, mas ainda não sabia se estava preparado. Lembro-me de ainda continuar mais um pouco ali, naquela mesa, mas já sem participar ou ouvir a conversa apenas curtindo aquele momento, depois disso minha memória do acontecido se perde completamente. Foi um encontro muito agradável que levarei com muito carinho, a calma e atenção que recebi foram muito acolhedoras, mudou muito a forma como eu Vejo o Abel (para além do cara irritado com os jornalistas ou irritado na beira do campo). Admiro ainda mais o trabalho dele.



Submitted May 14, 2022 at 06:12AM by Felipe2098 https://www.reddit.com/r/futebol/comments/upf29j/fiquei_surpreso_com_a_humildade_e_tranquilidade/?utm_source=ifttt

No comments:

Post a Comment