Desde que a Copa acabou, eu ouvi bastante discussões de comentaristas sobre o trabalho dos técnicos durante a Copa, particularmente do Scaloni, do Deschamps e do Tite. E deu para fazer meio que um resumo geral dos principais pontos que foram levantados como qualidades e defeitos desses trabalhos, sendo que geralmente a qualidade dos dois primeiros eram justamente os defeitos do técnico brasileiro. Seriam esse os pontos:
Capacidade de adaptar o time ao adversário.
Concentração do início ao fim.
Técnico com comando.
Jogadores jogando pro time.
E aí eu sempre pensava: pô, o Abel Ferreira tem todas essas qualidades. Sobre a primeira, quem viu de perto a Libertadores do Palmeiras em 2021 não tem a mínima dúvida disso. A SEP jogou cada jogo do mata-mata de um jeito, das 8as até a final. Variando escalação, esquema tático, marcação, inclusive dentro do próprio jogo (e falavam que ele não tinha repertório...). E só por isso conseguiu vencer dois times que eram tecnicamente superiores, Galo e Fla.
Sobre o segundo, também me parece evidente. O Palmeiras, principalmente agora em 2022, foi marcado por ser um time mentalmente muito forte. Capaz de suportar jogos em condições muito desfavoráveis e virar ou empatar jogos quase que perdidos. E se o Palmeiras tomou gols em finais de jogos, inclusive em decisões, não foi de contra ataque com 7 jogadores no ataque.
Sobre o terceiro, talvez o exemplo ilustrativo é o Abel ter cortado certos jogadores da base de jogar o Mundial. O Dorival falou em um programa que não teria feitos as alterações que o Deschamps fez no 1o tempo da final, por causa de possíveis problemas no vestiário. Isso porque muitos técnicos viram reféns dos jogadores, num comando mais horizontal que vertical. E numa Copa do Mundo isso vira um grande problema. O que adianta ganhar o vestiário e perder o jogo?
E sobre o quarto, o "Todos somos um" exemplifica bem esse espírito. E não foi uma ideia comprada imediatamente. Foi algo trabalhado e que se hoje é indiscutível é porque deu muito certo e foi comprado por todos os jogadores (os que não compravam vazaram).
Tudo isso faltou pro Tite no seu trabalho na seleção. Eu continuo achando que ele é um grande técnico, o melhor técnico brasileiro na atualidade, mas ele tem (e os técnicos brasileiros tem em geral) alguns vícios que ele teve 4 anos para combater, e eles só se tornaram mais fortes.
Uma coisa que eu vi alguns comentaristas elogiando do trabalho do Tite é o profissionalismo que ele teve e a sua dedicação. As ideias modernas sobre uma estrutura de futebol. E isso também não falta pro Abel. Um exemplo disso que eu achei curioso foi que a equipe do Tite montou um banco de dados com um monte de jogadores para serem monitorados e eventualmente convocados. Bonito, mas para que serve isso se no final das contas se convoca o Daniel Alves para LD? Enfim, aí é outra história.
Não quero dizer aqui que o Abel Ferreira é o único técnico com essas características trabalhando no Brasil, mas pra mim é o melhor. Aliado a isso tudo, e por causa disso tudo, ele também tem os títulos para coroar seu trabalho. Mas aí vem a questão dele ser estrangeiro. E eu acho que isso pesa bastante. Muitos técnicos e jogadores falam abertamente que o técnico da seleção tem que ser brasileiro, mas eu acho que também existe um "patriotismo velado, oculto" que no final das contas faz a pessoa preferir dar uma chance para um técnico brasileiro do que finalmente colocar um estrangeiro no comando. Se o Abel fosse brasileiro, pra mim ele seria praticamente uma unanimidade.
Falta também pro Abel uma "grife do jogo bonito". O contrário foi verdade por um tempo, muitos taxaram o Abel de retranqueiro com 3 meses de trabalho jogando 3 jogos por semana. Acho que com o ano de 2022 principalmente isso mudou, mas a grife mencionada a pouco ele não tem. É engraçado que depois do jogo contra o CAM, no 1x1 na Liberta de 2021 que selou a classificação do Palmeiras pra final, teve uma imagem mostrando o Palmeiras se defendendo no final do jogo com uma linha de 7 atrás. O intuito era zoar a retranca. Depois do Brasil ser eliminado para a Croácia essa imagem ressurgiu, só que com outro significado, a ideia era que "com esse técnico não ia tomar contra ataque no final do jogo". Ainda zoando claro, mas a questão é que técnico tem que fazer o time ser competitivo, e não vejo outro técnico possível na realidade da seleção fazendo isso melhor que o Abel Ferreira. E com uma diferença enorme para qualquer outro técnico trabalhando no Brasil.
Acho que um técnico brasileiro consegue até fazer um "ciclo" bom. Jogando as eliminatórias e amistoso de nível técnico baixissimo. Mas na Copa, os problemas enraizados na seleção ainda vão estar lá, e aí é cair nas quartas de novo.
Submitted January 08, 2023 at 05:57AM by SofNascimento https://www.reddit.com/r/futebol/comments/106hizs/text%C3%A3o_se_o_abel_ferreira_fosse_brasileiro_ele_j%C3%A1/?utm_source=ifttt
No comments:
Post a Comment