Primeiramente, gostaria de ressaltar que acho nobre trazer a memória momentos ruins anteriores da seleção brasileira para o debate geral, tanto para gerar otimismo, tanto pra dar um choque de realidade de quão caótica a seleção sempre foi. Admiro de verdade quem faz isso, fora que debates sempre são bem vindos.
Porém, esse espelhamento que estão fazendo acredito ser um tanto exagerado, por mais ruim que realmente foi o período de 2000-2001 da seleção, existem algumas diferenças enormes que não vejo pontuarem. Então respeitosamente trago a minha perspectiva pessoal para enriquecer o debate.
A principal diferença é que o Brasil começou o ciclo como atual campeão da copa américa, vice campeão do mundo. A tragédia foi nos tempos do Emerson Leão, 2001 pra frente, principalmente na copa américa de 2001.
## 1- A seleção de 2002 tinha MUITO MAIS OPÇÕES de convocação ou de time titular.
Ainda que o time que foi a copa fosse uma porcaria, ou até com "convocações questionáveis" como levar o Ronaldo machucado, o Big Felipe tinha muitas opções, tanto no banco de reservas, tanto de jogadores que sequer foram convocados. Veja um possível time de jogadores não convocados:
Helton; Zé Maria, Antônio Carlos, Bordon e Serginho; Mauro Silva, Juninho Pernambucano, Djalminha e Alex; Amoroso e Romário.
Além de outras opções que valem mencionar que poderiam ser reservas, Élber, Sonny Anderson e Zé Roberto.
E olha o banco de reserva do Brasil na final de 2002:
Dida, Rogério Ceni, Belletti, Anderson Polga, Júnior, Vampeta, Ricardinho, Kaká, Juninho Paulista, Luizão, Denílson, Edílson
É verdade que não necessariamente todos aí seriam titulares, mas são opções que o técnico da seleção tinha.
No Brasil atual, quem que tá fora da seleção que tem a mesma qualidade ou bola o suficiente para ser convocado? Praticamente ninguém, no exagerar 4 ou 5 jogadores. Esse é o problema, os caras são esse aí, não existe tanta opção, não tem como fazer dois times alternativos por exemplo. Com isso restam duas hipóteses, ou não surgiu ninguém bom nos últimos anos, ou as convocações são muito engessadas, sempre chamando os mesmos caras o tempo todo.
Acredito que seja os dois ao mesmo tempo, é uma geração (até do futebol mundial) que os laterais sumiram, e o Brasil não produziu um meio-campista bom de verdade a muito tempo, pelo menos com condição de seleção Brasileira e também não surgiu um grande camisa 9. Somada ao fato do Dorival não ter peito para barrar o DANILO, o ZAGUEIRO RESERVA da Juventus que é capitão da seleção brasileira. Olha que não é uma escolha díficil, mas o cara não consegue barrar.
Enquanto o Felipão deixou esses citados de fora...
O Alisson é um baita goleiro, mas tá aí desde 2016, e não tem horizonte de ninguém tirar a titularidade dele, exceto pelo Ederson, que também está aí a muito tempo.
Marquinhos é titular e convocado a uma eternidade, verdade que só foi titular porque o Militão lesionou, mas na falta do Militão a opção é o MARQUINHOS?
Será que não tem ninguém mais pra inovar? Pra fazer um diferente? Mesmo os que chegam para melhorar a seleção tem uma gestão de minutos horrível e acabam saindo do grupo, vai ser o caso do Luiz Henrique que come banco pro Savinho. Yan Couto e Carlos Henrique laterais com boas atuações mesmo no pior momento da seleção sumiram da lista. E o Danilo aí...
A geração não é ruim, mas a hierarquia excessiva junto com a falta de bons nomes periféricos estão afundando a seleção, pelo menos a sensação que tenho é que desde de 2010 o negócio virou "os caras são esses aí mesmo, não tem o que fazer", não sei se é verdade.
## 2 - O craque lesionado.
A lesão do Ronaldo não é comparável com a(s) lesão(es) do Neymar, pelos próprios motivos do tópico anterior. Além de existir outras opções, o Ronaldo estava no auge da carreira, com 25 anos e além do mais era O MELHOR JOGADOR EM ATIVIDADE NO PLANETA. Ninguém praticou mais futebol do que o Ronaldo de 1996 até 2002 (exceto o período que esteve fora de campo, claro), não atoa foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa em 96 e 97, que só não ganhou a bola de ouro em 96 por causa de uma votação duvidosa em favor do Sammer, mas ganhou em 97.
Auge inquestionável, por outro lado o Neymar, com 30 anos, vive sua pior fase da carreira, afundado no Al Hilal sem ter feito sequer 7 jogos pelo clube, tendo feito apenas 20 jogos de 2022 pra cá, em uma condição física muito pior do que o Ronaldo de 25 anos.
O Neymar hipotético não se leisonou pessoal, foi o Neymar real, e a realidade é essa. Pelo tempo que está parado, restam muitas dúvidas ainda de como voltará ao futebol, e ainda vai demorar para pegar no tranco, a lesão do Ronaldo foi mais grave, porém eu acredito que o histórico do Neymar é pior, muito pior do que o Ronaldo de 25 anos.
Ronaldo x Ney dá uma briga boa de físicos mais problemáticos kkkkk
Definitivamente não tem comparação. Ressaltando que o Ronaldo foi uma aposta do Felipão, enquanto o Neymar é a nossa única esperança.
## 3 Ronaldinho vs Vinícius Júnior
Meia verdade: O Ronaldinho foi o mesmo do clube na seleção (na época do Grêmio foi sim).
Fato: O Ronaldinho teve um início fantástico pela seleção e acabou decepcionando depois.
Fato: O Ronaldinho já foi protagonista da seleção, mas não nos grandes títulos.
Falso: O Ronaldinho NUNCA FOI BEM pela seleção.
Existe essa lenda urbana que o Ronaldinho era jogador de clube e não sei o que, assim como o Rivaldo era até DESTRUIR GERAL na copa américa de 99. Fazendo o comparativo, o little Ronaldo é comparado com o Vini Gentileza, porém, ninguém lembra o quão empolgante foi o início do Ronaldinho pela seleção Brasileira, acabou que desapontou depois e ficou fora boa parte do ciclo da copa, muito por causa da porra do Luxemburgo que barrou o guri.
Tá aí uma grande diferença né, o Ronaldinho não era convocado sempre... Já o Vini é visto como titular inquestionável desse time
"Os caras são esse aí mesmo, não tem jeito"
Então eis um comparativo rápido. Ronaldinho só antes da copa do mundo de 2002.
Estreia: 1999
27 jogos
10 gols e 9 assistências.
Vinícius júnior desde da estreia em 2019:
37 jogos
5 gols (obs: todos em goleadas por mais de 4 gols de diferença: Paraguai, Coreia do Sul, Guiné e Chile)
5 assistências
6 cartões amarelos.
O Vinícius Júnior tem mais cartões amarelos do que gols pela seleção, é muito diferente DAQUELE RONALDINHO que chegou pra copa de 2002, que apesar de não ser unanimidade, ou o craque de fato do time, ele fez uma boa copa das confederações em 99, excelente por sinal sendo o maior destaque do torneio.
E nos anos 2000 tinha a polêmica do Luxemburgo barrar o Ronaldinho por estar "acima do peso", que sofreu críticas da mídia.
No geral acho a história do Ronaldinho na seleção muito injustiçada, ele merece mais reconhecimento.
Enfim, acredito que essas são algumas diferenças mais gritantes em relação dos dois ciclos, que são os mais caóticos, senão os piores que o Brasil já enfrentou.
Ainda considero pessoalmente a seleção atual, menos caótica do que aquela do período, mas também bem pior em qualidade. Veremos no que vai dar, o Dorival já garantiu nois no final da copa.
Submitted November 22, 2024 at 05:58AM by atrocidarthes https://www.reddit.com/r/futebol/comments/1gx65ub/n%C3%A3o_comparem_2002_com_2024_diferen%C3%A7as_que_n%C3%A3o/?utm_source=ifttt
No comments:
Post a Comment