A Alemanha pra mim é claramente o país que melhor preserva a essência do futebol, no modo que o vivem, organizam e administram. Não que seja o paraíso e o resto seja um lixo, mas tem algumas coisas que são únicas lá:
-
modelo de propriedade de clubes 50+1, clube como patrimônio da torcida.
-
torcidas ativas e clubes funcionaneo como associações, onde os sócios têm direito a voto em decisões importantes, incluindo eleições para a diretoria
-
manifestações duras e que mtas vezes são ouvidas contra instituições, patrocinadores ou jogadores polêmicos (ex: RB, Visit Rwanda, Rheinmetall, Ozil...)
-
ingressos acessíveis e respeitosos ao poder de compra alemão
-
estádios cheios e atmosfera que respira futebol, com mulheres, crianças e pouca violência. Tem time da série C alemã com melhor média de público que alguns grandes nossos da A.
-
clubes 'resistentes' ao futebol moderno como St Pauli, Union Berlin e Freiburg
-
equilíbrio financeiro e transparência. Responsabilidade financeira e gastos comedidos com salários e contratações, até pra um gigante como o Bayern.
-
trabalho sério de desenvolvimento e captação de talento na base
Sei que já passamos da fase de 'todo dia um 7x1 diferente', mas pra mim não é nem só sobre o Brasil, nenhum outro centro de futebol chega perto disso. Não seria um modelo a ser seguido pra nós, brincadeiras a parte?
Submitted September 03, 2025 at 04:43AM by futebinho https://www.reddit.com/r/futebol/comments/1n7aees/algum_outro_centro_de_futebol_tenta_preserv%C3%A1lo/?utm_source=ifttt
No comments:
Post a Comment