Primeiramente, feliz pra caralho com esse título. Salvou o ano, finalmente passamos o Grêmio, ganhamos uma grana e podemos fazer piada de 6x1 com o Galo.
Segundo aqui não é facebook, então espero que me entendam e não venham com hur dur choro ou sei lá o que.
Agora indo ao ponto: A CBF e o Brasil, e isso inclui jogadores, clubes, técnicos, árbitros, torcida e mídia, não estão preparados para utilizar o VAR nas competições sem comprometer o espetáculo. E estou encorajando a alguém tentar mudar meu ponto de vista (Change My View = CMV).
O VAR foi utilizado nas 14 partidas finais da Copa do Brasil e custou cerca de R$ 50.000,00 por partida. Importante lembrar que todas as partidas foram decisivas e a maioria disputada em estádios da Copa do Mundo, ou seja, infra-estrutura não serve como desculpa para esse campeonato em especial.
O uso na CdB segue a ideia da CONMEBOL de usar em partidas de mata-mata, e há alguns meses os clubes rejeitaram pagar para usar o VAR no Campeonato Brasileiro (380 jogos, 27 vezes mais jogos que a CdB e vários desses jogos sem caráter decisivo ou em estádios menores).
Mas tudo bem, experiência inicial, tem que começar de algum lugar mesmo, mas deveria começar de algum lugar correto, aqui vão algumas das minhas críticas:
-
Por algum motivo, os jogadores não entendem o VAR. Pedem incessantemente, para tiro de meta, escanteio, lateral.
-
Juiz não é claro e o processo é lento. O juiz perde o foco no jogo para ficar ouvindo a cabine do VAR, mãozinha no ouvido e indecisão para ir de fato ver e quando decide ver resolve rápido ao invés de ter calma e ver várias vezes e por ângulos diferentes para confirmar o acerto. Se demorar e acertar tudo bem, na maioria das vezes.
-
O campeonato não tem isonomia e decisões não seguem critério. Só alguns jogos tem - os 14 finais - e não seguem nenhuma lógica, lances parecidos na mesma fase não são checados.
Obviamente, alguém vai ver minha flair e falar que o Cruzeiro foi beneficiado. E foi mesmo, uma vez indiretamente e outra diretamente. Contra o Palmeiras o lance polêmico com o Fábio um juiz sensato esperaria o lance acabar e depois checaria, tomou uma decisão rápida em lance subjetivo. Hoje foi claramente ajudado em um lance de simulação (que pelo VAR é possível perceber) mas também foi prejudicado com um pênalti que sinceramente não consegui ver. Isso só reforça minha ideia, VAR com juiz despreparado atrapalha todos, hoje uma final vai ser motivo de discussão e escárnio por anos não pelas histórias dos times ou pelo jogo mas por lances ridículos.
Minha ideia para o VAR funcionar de fato: Inicialmente extinguir o VAR da CdB, se o campeonato com 70 milhões em premiação para finalistas não foi capaz de se preparar então há algum problema profundo e sistêmico no uso da tecnologia que veio para o bem.
Uso nos estaduais. Sim. Menos risco, menos pressão, me parece o cenário ótimo para treinar a arbitragem de cima para baixo além de dar alguma utilidade para os nossos ruraizinhos.
Submitted October 17, 2018 at 10:18PM by limito1 https://www.reddit.com/r/futebol/comments/9p5h7u/cbf_e_o_brasil_em_geral_n%C3%A3o_est%C3%A1_preparado_para/?utm_source=ifttt
No comments:
Post a Comment