Tuesday, December 18, 2018

Futebol!:Mourinho fora do MU e times com identidade

A saída do Mourinho do Manchester United me parece um momento oportuno pra falar sobre algo que sempre pensei no futebol. Existem times que tem uma identidade.

Primeiro, que por um bom tempo, todo técnico do Manchester United vai viver sob a sombra do Ferguson, coisa que é bem pesada e difícil levando em consideração que o cara ganhou tudo e fez isso com muitos jogadores identificados com o clube.

Tem um documentário no Netflix sobre o tempo que o Giggs assumiu como técnico que ele deixa bem claro: temos que jogar como Manchester United. E o modo Manchester United de jogar é o modo Alex Ferguson de jogar: intensidade, velocidade pelas laterais, centroavantes fortes e muito ataque. E foi assim que Giggs fez, porque é assim que a torcida viu seu time jogar bem.

Quando eu olho pro Mourinho ele é completamente o oposto disso. Acompanhei muito a campanha da Inter campeã da UCL 09-10, destacando a fatídica derrota de um a zero para o Barcelona no Camp Nou onde os italianos se abdicaram de jogar num dos maiores show de horrores do futebol moderno.

Deu certo? Sim.

Foi triste? Muito, ver o time de Guardiola cair para um time acovardado foi o ápice do esquema de jogo anti-futebol.

Se fizermos esse paralelo entre o que a torcida do MU é acostumada a ver (e sabe que da certo) e o que o Mourinho utiliza como futebol parecem completamente opostos, então o que ele estava fazendo lá? Bom, desde que ele chegou foi um erro, a cada declaração que dava, parecia que uma pá de areia era jogada nos sonhos da torcida e deu no que deu. A diretoria do clube esqueceu quem é o Manchester United, pegou um treinador que não encaixa na filosofia do clube e deu no que deu.

Sinto o mesmo quando vejo o Diego com a camisa do Flamengo, parece artificial, não combina. Flamengo é campeão com Obina, com Brocador, com o Adriano bebendo e destruindo. Não com um cara que aparenta ter vindo de uma propaganda de xampu, a diretoria tem que voltar a pensar na identidade do Flamengo. Se trazer o Walter é capaz do cara fazer 25 gols na próxima temporada.

Também sei que o futebol moderno é muito mais dinâmico em sua administração. A super exposição de atletas e dirigentes criou um ego difícil de aceitar, mas é bom lembrar que ainda continua sendo um esporte de 11 contra 11 onde técnica, tática e vontade de vencer fazem toda a diferença.



Submitted December 18, 2018 at 06:26AM by Porco_cane https://www.reddit.com/r/futebol/comments/a7ambx/mourinho_fora_do_mu_e_times_com_identidade/?utm_source=ifttt

No comments:

Post a Comment