quando eu li ano passado que o modelo de negócios da venda de publicidade mudaria para este ano, eu fiquei feliz em saber que poderia ser uma outra forma de rendas aos clubes já endividados. passou os estaduais e não saia nenhuma notícia disso, principalmente do meu clube que acompanhava mais. mas como meu atual presidente é omisso, pensei que seria só em relação ao flu
começou o campeonato e havia percebido que TODOS os clubes possuem os mesmos patrocinadores. o que eu não entendia muito bem. foi quando eu li uma reportagem no meio&mensagem que falava que os clubes fecharam um pacote de contrato com a pouco conhecida sports promotion. todos, menos o atlético paranaense, que resolveu vender os espaços de forma pontual
na minha cabeça continua não fazendo sentido e eu, fosse uma marca, não gostaria de patrocinar um clube que estampa outra durante os jogos
explico: a brahma é a maior patrocinadora do futebol brasileiro. (patrocina a maioria dos times brasileiros, só a excessão do corinthians que desde 2016 é parceiro da estrella galicia) qual o agrado em fazer ações sociais, filmes e comerciais com os clubes se a proibida (péssimo nome, hein?) aparece em 342 partidas do brasileirão?
a adidas que tem o flamengo como um dos five clubs, perde espaço para... olympikus
fui à pesquisa e queria saber como em outros países é resolvido essa questão. os clubes vendem o espaços para empresas. pesquisei da premier league que acho ser o melhor modelo de campeonato. cada partida gera no mínimo 6m de libras aos clubes como burnley e bournemouth. quando falamos em clubes gigantes, falamos de 16o milhões. óbvio que não acho que os clubes brasileiros pudessem vender algo neste valores, principalmente pela falta de internalização da marca brasileirão. mas creio que poderia chegar aos 2 milhões. por partida!
algo que mostrou ser inconsistente agora pro diretores dos clubes. o vp de marketing do cruzeiro acha que as marcas não foram bem selecionadas e se fosse feito internamente, renderia muito mais a raposa
EDIT: esqueci de falar que a forma de licitação da cbf com a empresa foi de forma duvidosa e gerou incertezas nos clubes, como a folha de são paulo mostrou nessa reportagem
coloquei as pesquisas rápidas que fiz aí embaixo e gostaria de saber a opinião de vocês
https://www.theguardian.com/football/2018/jun/06/premier-league-finances-club-guide-2016-17
Submitted May 06, 2019 at 11:03AM by gustavogero https://www.reddit.com/r/futebol/comments/bldzjk/sobre_a_publicidade_nos_gramados/?utm_source=ifttt
No comments:
Post a Comment