Thursday, January 23, 2020

Futebol!:Como crescer o p... brincadeira, precisamos conversar sobre nosso querido subreddit

Eu acho que a maioria dos usuários ativos aqui já perceberam que nosso querido subreddit foi abandonado. Simplesmente não temos moderadores, tanto é que nessa última semana dois links de spam de aumentar o pau ficaram mais de 16 horas poluindo o subreddit sem serem removidos.

O nosso top mod (a única pessoa com poder absoluto sobre o subreddit) é um gringo que nem sequer fala português. Ele não posta nem comenta nada no reddit há 75 dias. O top mod é o único que tem o poder de adicionar novos mods, por isso não temos essa opção.

Os outros mods são ativos no reddit (e isso é ruim pra nós por um motivo que vou explicar mais adiante), mas abandonaram nosso subreddit, sabe-se lá porque. Um dos mocorongo é super ativo no r-barra-soccer mas nunca fala nada aqui, vai entender. Prefere se enturmar com os torcedor americano modinha do que com torcedor raiz.

Infelizmente, há poucas coisas que a estrutura do reddit permite que nós meros usuários mortais façamos a respeito. Basicamente, temos duas opções.

  • Opção 1: RedditRequest

Eu criei um post no RedditRequest. [Link 1 no meu comentário] Essa é a melhor opção se der certo, o problema é que eu acho difícil dar certo. Aquele subreddit coloca nas regras que se qualquer moderador for ativo em qualquer lugar do reddit, o subreddit não é considerado abandonado. Infelizmente temos três moderadores ativos no reddit que não se prestam pra continuar fazendo o trabalho que eles se voluntariaram pra fazer.

  • Opção 2: FutebolBR

Eu criei outro subreddit, r-barra-FutebolBR. [Link 2 no meu comentário) Por favor fiquem a vontade pra postar lá, comentar lá, editar a wiki, fazer o que bem entenderem (exceto posts de aumento peniano). Infelizmente, essa opção não é muito boa. Primeiro, vamos perder nosso histórico de belos posts, tipo aquele do cachorro Taffarel, a não ser que alguém se dê ao trabalho de repostar eles lá. Segundo e mais importante, mesmo que metade desse sub resolva emigrar pra outro sub, a outra metade (usuários menos ativos) não vai ficar sabendo da mudança e vai continuar postando aqui. Isso vai rachar a comunidade e diminuir o número de usuários. Mesmo sendo ruim no começo, acho que é melhor do que continuar nessa várzea de subreddit que temos no momento.

  • História

Se o u-barra-mtgr19877 conhece a história do futebol gaúcho, eu conheço a história do reddit. Há vários casos emblemáticos onde moderadores causam grave prejuízo à comunidade.

Em fevereiro de 2019 os moderadores do subreddit MakeUpAddiction baniram um usuário incorretamente e depois resolveram banir a si mesmos, de tal modo que não havia mais moderadores e ninguém podia mais postar nada. [Link 3 no meu comentário]

Em 2014, o top mod do subreddit r-barra-HistoricalWhatIf, sobre história alternativa (por exemplo, como o mundo seria se a Alemanha tivesse ganho a primeira guerra mundial?), tornou o subreddit privado e removeu todos outros moderadores, não se sabe porque. Cinco anos depois, a comunidade ainda tá rachada, com 57k usuários no subreddit original e 45k no alternativo, r-barra-HistoryWhatIf. Percebam o quão ruim isso foi pro crescimento do subreddit, sendo que depois de cinco anos o número de usuários no subreddit só aumentou de 50k pra 57k. [Link 4 no meu comentário]

Tambem em 2014 o top mod do subreddit WoW (world of warcraft) se revoltou e colocou o subreddit como privado, e depois de brigar com os outros moderadores acabou fazendo doxxing num deles (o que significa revelar a identidade verdadeira, por exemplo o perfil no Facebook, do usuário). [Link 5 no meu comentário]

Em 2011, antes do famoso r-barra-IAMA ter posts do Barack Obama, Bill Gates, e Arnold Schwarzenegger, o top mod ameaçou destruir o subreddit. Se não me engano, ele tava revoltado com os AMA humorísticos que o pessoal postava (tipo aquele muito engraçado do cara que veio do futuro que agora não consigo achar). O usuário u-barra-karmanaut acabou convencendo o top mod a deixar o subreddit nas mãos dele, e depois de alguns anos o IAMA virou o subreddit mais importante do reddit... até demitirem a Victoria e o IAMA voltar a ser uma droga. [Links 6a e 6b no meu comentário]

Enfim, esses foram casos bem mais graves que o nosso em subreddits bem maiores que o nosso. Ainda assim, acho que chegou a hora de nós usuários fazermos algo a respeito, antes que a situação chegue a um desses pontos, uma vez que ficou claro que nenhum moderador dá bola pra esse subreddit.



Submitted January 23, 2020 at 03:54AM by Malarazz https://www.reddit.com/r/futebol/comments/esqxqc/como_crescer_o_p_brincadeira_precisamos_conversar/?utm_source=ifttt

No comments:

Post a Comment