Thursday, January 23, 2020

Futebol!:Como vocês querem que esse sub imponha as regras daqui pra frente?

Por favor, leiam com atenção todo esse post antes de comentarem. Eu sei que ele é longo, mas é só uma vez e é essencial pra transformarmos o /r/futebol em algo mais democrático. A parte mais importante é que tu só fale sobre um tópico em cada comentário. Se tu quiser opinar sobre cada um dos 10 tópicos, sem problema, mas vai ter que criar 10 comentários, um pra cada tópico. Pra ficar claro sobre qual tópico tu te refere, por favor especifique o número do tópico, e.g. 1. pra memes saturados, 2. pra racismo/homofobia, 3. pra ofensas a outros usuários, etc. Por favor especifique o número 11. se quiser propor um tópico novo. Caso contrário, corre o risco de eu ter que desconsiderar os upvotes em comentários que quebrem essa regra, uma vez que eu não sei qual das múltiplas opiniões citadas foi a popular.


Então, a thread anterior deu semi-certo. O resultado do RedditRequest continua uma incógnita, mas o amigo /u/jggomes14 me adicionou como mod então dá pra começar a dar uma ajeitada. Mais adiante eu vou colocar outros usuários ativos como mods, porque eu sozinho com certeza não dou conta do recado. Mas por enquanto, quero conversar com vocês sobre quais regras instituir daqui pra frente.

Eu pessoalmente sou da opinião de aprovar a maioria das coisas (mas não todas) e deixar os up/downvotes decidirem, mas isso daqui com certeza não vai ser uma ditadura, então fiquem à vontade pra expor suas opiniões.

Normalmente a prática de downvotar o companheiro é abominável. Mas nessa thread, só hoje, eu acho que é uma boa ideia downvotar os comentários com os quais tu discorda veementemente. No caso, isso é pra deixar claro a vontade da comunidade, e diminuir as chances de os comentários mais upvotados serem simplesmente os que foram escritos primeiro. Só peço pra vocês não simplesmente downvotarem o outro usuário. Invés disso, escrevam uma resposta explicando a opinião de vocês. Dito isso, eu imagino que o correto vai ser interpretar os 10 comentários mais upvotados (1 pra cada tópico) como a vontade da comunidade.

Outra coisa, essa thread vai ser feita em contest mode. Contest mode é uma ferramenta do reddit que faz com que os upvotes fiquem escondidos (exceto pra mods tipo eu) e os comentários apareçam em ordem aleatória. De tal forma, vocês não têm como saber quais são os comentários mais populares e vão ter que ler todos e upvotar quais quiserem upvotar e opinar em quais quiserem opinar. Portanto, se não for pedir muito, por favor leiam todos os comentários.


Dito isso, eis os tópicos a discutir. Fiquem à vontade pra proporem outros tópicos pra discussão (número 11). Lembrem-se de criar um comentário novo pra cada tópico que quiserem discutir e especificar o número do tópico no comentário.

  1. Memes saturados. Esse imagino que esse seja o tópico mais polêmico, uma vez que metade dos usuários adora inventar novas maneiras de Falar com o Zezé, enquanto a outra metade já não aguenta mais ler dois parágrafos do que parece ser uma discussão séria antes de descobrir que na verdade é um meme. Acho que uma solução é forçar qualquer post sobre o meme a usar a flair Humor (ou até criar uma flair nova de Meme), de tal maneira que os outros usuários podem ignorar tal flair. Outra solução proposta por um usuário daqui é banir a maioria dos memes dos subreddits principais (exceto os que são tanto novos quanto upvotados) e criar um subreddit alternativo pra quem quiser continuar Falando com o Zezé. Claro que, nos comentários qualquer meme ou humor tá liberado.

  2. Insinuações racista e homofóbicas (aliás, pra quem tem saudades do u-eletricaBH, descobri que ele foi banido permanentemente do sub por causa disso). Imagino que pouca gente se oponha a banir temporariamente (e se continuarem, permanentemente) usuários que comentam coisas como "macaco" ou "bicha". Mas até que ponto consideramos um comentário como sendo uma insinuação racista ou homofóbica? Por exemplo, um usuário ativo mas não-popular do sub recentemente escreveu "uii, ficou brabinha?" no início do longo comentário. Isso merece warning/ban, ou apenas remoção do comentário, ou nada?

  3. Ofender outros usuários. Futebol é zueira, sem zueira não tem graça. Eu é que com certeza não vou deixar esse subreddit virar tipo um forum da ONU. Ainda assim, considero que não seja bacana deixar o povo ofender diretamente outros usuários à vontade. O que vocês acham? Eu pessoalmente acho que uma ofensa sutil/indireta é okay (ex: "é um absurdo pensar isso") enquanto que ofensa direta merece warning/ban (ex: "tu devia ser internado num manicômio por pensar isso" ou um simples "trouxa"). Isso com relação aos outros usuários, porque clubes e pessoas públicas (jogadores, treinadores, dirigentes, o Zezé, etc.) podem ser esculachadas até que o raio os parta. Isso na minha opinião né. Dêem as suas.

  4. Flairs de notícia e humor. Eu sei que tem gente que adora colocar a flair de humor em posts de notícia, mas ao mesmo tempo há certos usuários que abominam essa prática. O que o resto do sub pensa? Eu acho que talvez dê pra criar uma nova flair (tipo "notícia+humor" ou "notícia humorística" ou "nottheonion" ou sei lá) pro pessoal usar pra esse tipo de notícia. Daí no caso os posts de notícia com flair de humor seriam removidos até o usuário trocar a flair.

  5. Flairs de notícia com título editado. Isso não é subreddit de política ou de notícia, portanto não vejo tanta necessidade em impor essa regra. Ainda assim, tem alguns usuários que querem essa regra. O que o resto do sub pensa a respeito? A única solução que eu vejo é remover posts de notícia com o título trocado, mas isso iria diminuir a quantidade de posts no sub e desincentivar o usuário em questão a continuar contribuindo pro sub. Bom, outra "solução" é enxer o saco dos infratores sem remover o post, mas sempre vai ter usuário novo que não lê as regras e faz a mesma bosta. E convenhamos que se o título for editado com bom senso sem zueira, ele pode ser melhor do que original.

  6. Auto-promoção. Uma pessoa que não frequenta o sub linkando prum video do Youtube (que supostamente é o seu canal), ou qualquer outro tipo de auto-promoção, principalmente por não-usuários do /r/futebol. Imagino que ninguém vai se opor a implementar essa regra.

  7. Um usuário daqui sugeriu que posts devem ter títulos que deixem claro qual o assunto. Eu acho meio complicado policiar isso, e toda hora vai ter gente quebrando essa regra. Ainda assim, deixo vocês opinarem. Por exemplo: "Só eu percebi isso no jogo de hoje" x "Post Match Thread - Flamengo x Vasco - Discussão e Lances" ou "Olha o que esse maluco falou kkkkk" x "Análise do Bem Amigos sobre Abel Braga"

  8. As regras devem ser aliviadas pra posts populares (50+ upvotes ou sei lá), ou desde que ele quebre uma regra ele deve ser removido, não importa quão popular seja?

  9. Posts sobre futebol não-brasileiro. Eu acho que esses posts não tem problema e é melhor deixar os up/downvotes resolverem, desde que sejam em português. Mas eu sei que tem certos usuários no sub que toda horam reclamam desses posts. O que vocês acham a respeito?

  10. Critério pra warning/ban em caso de infrações. Eu acho que a primeira infração merece um simples warning (aviso). A segunda um ban de 7 dias. A terceira um ban de 20 dias. A terceira um ban permanente. Vocês acham isso severo demais? Obviamente depende da severidade da infração tambem.


Enfim, desculpem o post longo e todas essas frescuras, mas eu acredito que essa seja a melhor maneira de garantir que a democracia seja feita e que a voz de cada usuário seja ouvida. Prometo que é só hoje que vou fazer vocês lerem tanto, e depois dessa thread não vai mais ter frescurada e vocês podem voltar a Falar com o Zezé o quanto quiserem. Agora eu vou dormir, uma vez que meu fuso horário é bem diferente do de vocês. Amanhã quando eu acordar vou começar a implementar as regras que vocês escolheram.



Submitted January 23, 2020 at 10:32AM by Malarazz https://www.reddit.com/r/futebol/comments/esvizq/como_voc%C3%AAs_querem_que_esse_sub_imponha_as_regras/?utm_source=ifttt

No comments:

Post a Comment