Alguém aqui é da época do radinho, ou ainda vive isso? Não sei se este tipo de posto é bem-vindo aqui, mas vou tentar. Achei que seria legal registrar a minha experiência de torcedor do século passado só para vocês terem uma idéia.
Eu cresci na época que não tinha TV a cabo, NET, ou internet. A gente só tinha três canais de televisão que raramente passavam os jogos do nosso time. Como eu vivia no interior do estado, era obrigado a escutar no rádio. Se a gente caminhasse no centro, dava para ouvir o jogo vindo de dentro dos bares, das lojas, e dos restaurantes, e nem precisava ter um rádio à mão.
Mas escutar o jogo no rádio não era fácil. Por um lado, o jogo sempre era emocionante, mas por outro lado, eles mentiam onde estava a bola—diziam que estava quase na área, mas ainda estava no meio do campo, por exemplo—e exageravam os lances.
Aqui tem uns exemplos que me lembro da época:
De vez em quando eles aumentavam o volume da torcida e esperavam para completar:
“Driblou um, driblou dois, tirou o goleiro para o lado, é só fazer...”
volume da torcida aumenta
“Prá fora!”
Ás vezes os narradores se enganavam, ou tentavam adivinhar o gol antes de acontecer:
“Chutou de fora da área, a bola está entrando, gooooooooooooool..... mas.... não foi! Raspou a trave.”
Outras vezes a gente se distraia e dava um gol. E o cara não parava nunca de gritar gol. O único jeito de tentar advinhar era escutando a torcida. Se eles estivessem comemorando, sabíamos que o gol era do time de casa.
Mas isto nem sempre funcionava. De vez em quando a dupla grenal estava jogando ao mesmo tempo com outros times. A narração ficava mudando entre um jogo e outro, e era uma confusão, especialmente quando as vozes eram parecidas, ou se tivesse jogadores com o mesmo nome em times diferentes.
Para dizer a verdade, a minha pior época como colorado foi no início dos anos noventa. O Inter estava tão ruim que a gente se encontrava na casa dos amigos só para torcer pelo empate—já sabíamos que iria levar pelo menos um gol no primeiro tempo. Mas a nossa maior raiva era com o goleiro do grêmio. Não a pessoa em si, mas o nome dele: Gomes. Ele tinha sido goleiro do Cruzeiro antes, e depois foi do Santos. Todo o ataque do Inter contra o Grêmio era assim:
“Passou para um, passou para o outro, chutou... Gooooooooooooo......mes.”
É isto. Outro dia eu conto a última vez que, como colorado, torci para o Grêmio. Eu era muito inocente.
Submitted January 25, 2020 at 04:35PM by firewoodspark https://www.reddit.com/r/futebol/comments/etxtpz/da_%C3%A9poca_do_radinho/?utm_source=ifttt
No comments:
Post a Comment