Monday, May 4, 2020

Futebol!:O Real Madrid hoje tem 6 brasileiros, e (goste ou não) eles provavelmente serão parte da Seleção Brasileira pelas próximas Copas do Mundo. É um bom futuro?

Marcelo não terá idade para a Copa do Mundo de 2022, porém o Real Madrid ainda conta com Militão (21), Vinícius Jr (20), Rodrygo (19), Reinier (18) e Casemiro (27). Isso é quase meio time de brasileiros, que terão boa idade para as próximas 2 ou 3 Copas. Por serem jovens e já terem alcançado tanta projeção na carreira, dificilmente eles ficarão de fora das convocações da Seleção, ainda mais se o Adenor (ou quem seja o técnico naquele momento) levar em conta a questão do entrosamento para montar o time.

Bem, mesmo que não permaneçam no Real Madrid, o "teto" de quem sai do clube espanhol não é tão baixo: Ter passagem pelo Real praticamente faz sua carreira por si só, basta olhar onde estão todos os ex-jogadores do Real Madrid da década (que não saíram da base deles) hoje em dia. Quase todos as transferências do Real são para clubes grandes na Europa, a única exceção seria o Lucas Silva que o RM largou de mão por causa de um problema cardíaco.

Sendo assim, é quase garantido que se, por exemplo, o Rodrygo não tiver mais chance com os "madrileños", clubes de ponta vão disputar sua contratação mesmo se ele fosse um reserva naquele momento (foi o que aconteceu com o Morata, Kovacic, Llorente e Higuain...) Logo, a projeção da carreira dele ainda assim apontaria para uma crescente, já que ele teria novamente a chance de jogar em alto nível por um bom clube e ainda poderia chegar ao nível de seleção.

Militão foi contratado após ser destaque no Porto e hoje disputa (e reveza) vaga com o Sérgio Ramos e o Varane, mas já era observado da época do São Paulo. Vinicius, Rodrygo e Reinier foram contratados após serem observados desde os 11-15 anos de idade nas categorias de base dos seus ex-clubes e da Seleção, já sendo considerados os melhores talentos de sua faixa de idade. Por um lado, o Real Madrid na minha opinião sabe desenvolver talento jovem, e isso rendeu bem para a seleção brasileira (Marcelo e Casemiro por exemplo, apesar de seus começos conturbados) por outro, muitos consideram um erro sair cedo demais ou despreparado para jogar na Europa, mesmo que em um clube de ponta, tendo parte de seu potencial desperdiçado por não conseguir disputar vaga com os galáticos ou então pela pressão de jogar em um grande europeu.

O que por partes é verdade: Ao escolher o Real Madrid, Vinícius Jr estava ciente que perderia minutos essenciais na sua formação como jogador se propondo-se a disputar vaga com o Cristiano Ronaldo (e só ganhou tempo de jogo porque ele foi embora). Rodrygo se propôs a disputar vaga com Bale, Hazard... Reinier se propôs a disputar vaga com Modric, Valverde, e os concorrentes emprestados Takefusa Kubo e Odergaard, Militão aceitou o desafio de disputar vaga com dois zagueiros vencedores de Copa do Mundo... Eles seriam coadjuvantes quando a seleção precisasse de protagonistas.

No fim das contas, nesse cenário atual, o futuro de uma seleção quase inteira está nas mãos de um clube que sistematicamente contrata os melhores talentos brasileiros antes deles completarem 18 anos, e os faz disputar vaga com os melhores do mundo. Nos primeiros anos de carreira deles, eles se sujeitam a empréstimos, rebaixamentos para o Time B, ficar no banco... Isso é algo bom ou ruim para o futuro do Time da CBF?



Submitted May 04, 2020 at 07:12PM by SawdustCrusader https://www.reddit.com/r/futebol/comments/gdnd4o/o_real_madrid_hoje_tem_6_brasileiros_e_goste_ou/?utm_source=ifttt

No comments:

Post a Comment