Saturday, January 2, 2021

Futebol!:Em 2009, cheguei a Montevidéu para a cobertura de um Uruguai x Argentina e peguei o primeiro táxi que apareceu no aeroporto de Carrasco. O taxista era esse senhor da foto. O que eu não podia imaginar era quem ele era.

Em 2009, cheguei a Montevidéu para a cobertura de um Uruguai x Argentina e peguei o primeiro táxi que apareceu no aeroporto de Carrasco. O taxista era esse senhor da foto. O que eu não podia imaginar era quem ele era.

https://preview.redd.it/ytczljoty0961.jpg?width=606&format=pjpg&auto=webp&s=1916ad220e3ffe5f8451a8b15befeacf6961fd9c

Saímos do aeroporto, começamos a conversar, e ele logo percebeu que eu era brasileiro. E então passou a falar comigo em um portunhol que pendia para o português. Elogiei-o pela fluência e perguntei se ele já tinha morado no Brasil.

Ele me olhou pelo retrovisor, claramente orgulhoso, e respondeu:

- Morei dois anos lá.

- Ah, é? - continuei. - Fazendo o quê?

- Jogando futebol pelo Cruzeiro.

Acionei o dispositivo automático do jornalista: desconfiei. Emendei perguntas. E a história ficou mais esquisita: ele disse que não tinha apenas jogado no Cruzeiro - tinha jogado com Tostão. E aí, talvez ciente da minha incredulidade, espichou a mão direita e catou uma pasta.

Na pasta, estavam fotos dele, o ex-atacante Roberto Repetto, excursionando com o elenco do Cruzeiro pela Ásia no começo dos anos 70. Ele vestia um terno azul, da cor do clube, e posava ao lado de outros jogadores.

https://preview.redd.it/5mohaxqgz0961.jpg?width=606&format=pjpg&auto=webp&s=1cd5a53ff5811024d72891af0d54291dc04a3eeb

Repetto me disse que admirava Tostão, "um craque", mas que seu espanto era maior com Dirceu Lopes.

- Nunca vi ninguém igual a ele.

https://preview.redd.it/pa7v8lrmz0961.jpg?width=291&format=pjpg&auto=webp&s=17297f51c4f578ac54f4a1e1ddba1852c843ccec

Repetto contou que deu certo azar no Cruzeiro. Pegou uma época em que só era permitido um estrangeiro por time em cada jogo, e o elenco já tinha o lendário zagueiro argentino Perfumo. Por isso, pouco atuou em partidas oficiais. Foi mais usado em amistosos - como os da excursão.

Depois do Cruzeiro, Repetto rodou por México e Venezuela e voltou ao Uruguai para jogar no Nacional. Também tentou ser técnico, já nos anos 80, mas não deu muito certo. Acabou virando taxista. Disse que tem saudade de Belo Horizonte e do Brasil, onde gosta de passar férias.

Depois que ele me deixou no hotel, claro, escrevi uma matéria sobre ele. E guardei a história na memória. Uns dois anos depois, para outra cobertura em Montevidéu, peguei um táxi, e, perplexo, vi tudo se repetir: o motorista me olhou pelo espelho e perguntou se eu era brasileiro.

Ele, naturalmente, não me reconheceu. Achei que o melhor naquele momento era responder com outra pergunta:

- O senhor não é o grande Roberto Repetto, que jogou no Cruzeiro?

O sorriso que ele deu fica como meus parabéns à torcida do Cruzeiro pelos 100 anos, comemorados hoje. :)

HISTÓRIA DO TWITTER @ALLIATI



Submitted January 02, 2021 at 08:12PM by maathiasb https://www.reddit.com/r/futebol/comments/kpbcpr/em_2009_cheguei_a_montevid%C3%A9u_para_a_cobertura_de/?utm_source=ifttt

No comments:

Post a Comment