Monday, April 26, 2021

Futebol!:Proposta para SALVAR o futebol brasileiro

Ultimamente tenho visto muitas propostas para melhorar o futebol brasileiro e acho o esforço muito bacana, mas essas ideias geralmente tem falhas estruturais que impediriam as ideias de saírem do papel. Elas esbarram em problemas como financiamento, excesso de calendário para os times grandes e falta para os times menores.

Aqui vai a minha ideia para resolver esses pontos:

Em 2018 haviam 722 clubes registrados na CBF. Vamos usar esse número por enquanto.

É quase um consenso que os estaduais precisam ser extintos. Ok, extinguimos. Agora 594 clubes estão sem calendário.

SOLUÇÃO: 5 divisões de aproximadamente 150 times cada. Exceto a elite que precisa ser mais restrita e teria 120 times.

FÓRMULA DE DISPUTA: Todas as divisões se dividiriam em 3 grupos regionalizados. Norte + Nordeste + Centro-Oeste, Sudeste (-Minas) e Sul (+Minas).

Esses 3 grupos se enfrentariam em turno único. Nesse turno único teríamos na Série A (que seria renomeada para MÓDULO AMARELO por questões de publicidade), 40 rodadas, apenas duas a mais que o modelo atual e sem o estorvo dos estaduais.

Ao final do turno único, os 3 campeões de seus grupos fariam um triangular em algum elefante branco da Copa para definir o campeão geral.

Em dezembro, os 5 campeões das divisões (Módulos Amarelo, Laranja, Verde, Roxo e Preto) jogariam um pentagonal em LOS ANGELES para definir o ULTRACAMPEÃO do Brasil. O Ultracampeão representaria o país na Libertadores e teria uma imunidade especial na competição (tratar depois com a CONMEBOL para decidir qual vantagem esse time terá).

Se o Ultracampeão for dos módulos inferiores, ganha também a promoção direta para a elite e pode trocar de lugar com um time de sua escolha (Exemplo: Mirassol vai para o Módulo Amarelo e escolhe o Palmeiras para jogar o Módulo Verde em seu lugar).

Resolvemos dois de três pontos, falta o financiamento. Nesse ponto eu travei, mas pensei em fazer uma rifa com os torcedores para arcar com os custos de cada jogo. O prêmio de cada rifa é escolhido pelo clube mandante.

Uma proposta bônus seria um incentivo fiscal da CBF para todos os 120 times do Módulo Amarelo contratarem uma estrela do futebol mundial para integrar seus times. A confederação pagaria o salário integral desses jogadores por um ano.

Pensando grande imagino Cavani finalmente no Grêmio, Podolski no Flamengo, Yeison Guzmán no Cruzeiro, etc .

Bom, é isso, a proposta está aí. Só o que falta é o querer fazer e a coragem de fazer.



Submitted April 26, 2021 at 09:33PM by miloc756 https://www.reddit.com/r/futebol/comments/mzeim6/proposta_para_salvar_o_futebol_brasileiro/?utm_source=ifttt

No comments:

Post a Comment