Friday, November 20, 2020

Futebol!:PROPOSTA AO FUTEBOL BRASILEIRO - FORMALIZAÇÃO DA ESTRUTURA DAS DIVISÕES NACIONAIS E DE CRIAÇÃO DE UMA LIGA, BEM COMO A ESTRUTURAÇÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO

Observando que houve reclamações que não há posts que há uma discussão relacionada a futebol por excesso de humor e aproveitando que houve algumas propostas de melhoramento ao futebol nacional, venho por meio desta apresentar uma discussão sobre como deveria ser formado de fato, o futebol nacional. A relação de como ficaria cada divisão estará nos comentários.

Na verdade tenho 2 propostas, a outra é baseada quase no todo no Calendário do Futebol BR de 2002 (Supercopa do Brasil em Janeiro abrindo o calendário, Ligas Regionais de Janeiro até maio, Finais dos Estaduais em Junho, Julho temporada de seletiva das ligas regionais, copa dos campeões e amistosos e de Agosto até começo de dezembro ou final de novembro o Brasileirão com Mata-Mata). Mas esta é a mais radical e logo, teria mais discussões.

Esta minha primeira proposta é da nacionalização das divisões, a criação de uma liga profissional nos moldes das europeias bem como a criação de uma copa da liga e a copa do brasil mais democrática e longa, mas com tiro curto.

Esta liga seria nos moldes das ligas europeias, no qual as equipes teriam poder de negociar pacotes de transmissão individual e a liga também poderá negociar no PPV e no TV a cabo, mas este último, devendo haver ao menos 2 canais de grupos distintos. Ou seja, teria opção aos torcedores acompanharem os jogos de sua equipe dentro da liga, até mesmo pelo youtube pela própria equipe ou em uma outra plataforma. Também haveria padronizações, como patch do campeonato ao lado da manga, limitações de patrocínio nos uniformes (na camisa na região da barriga, na região de baixo e nos ombros, nas mangas em um só lado – no outro o patch da liga – e atrás na parte das costas ou na parte de baixo, com números e nome padronizados; Nada de patrocínio nos shorts e na meia para valorizar os patrocinadores). Também a arte da transmissão seria padronizada, nos moldes também das ligas profissionais. Não teria problema em naming rights. Seria Pontos Corridos mas por turnos – O primeiro e o Segundo Turno, os seus campeões se classificam a final – ou semifinal (com os melhores colocados nos pontos corridos juntados) e teria 2 rebaixados e 2 outros piores iriam jogar a permanência com as outras 2 melhores que não subiram e as equipes que seriam definidas para tanto seria a quantidade de pontos corridos juntados. Funcionária nas 1ª, 2ª e 3ª divisão. Se chamaria Liga Máxima e teria: Liga Máxima A, Liga Máxima B, Liga Máxima C.

A Copa da Liga Máxima seria mata-mata mas com jogos de ida e volta sem gol fora, exceto na final. Teria 60 Equipes, no qual na primeira fase jogariam 56 equipes na primeira fase e na segunda as 4 equipes começam a jogar (O Campeão da Liga Máxima A, o campeão da Liga Máxima B, O Campeão da Liga Máxima C e o Campeão da Copa da Liga anterior ou se já está entre os 3, o 1º melhor da primeira divisão que não tenha ganhado título). 6 fases e, portanto, 12 datas disponíveis, com 118 jogos totais disputados. O intuito destas fases mata-mata é valorizar os confrontos clássicos inclusive.

Já a copa do Brasil é tiro curto e longa: Jogo único com muitas equipes, nos moldes da FA Cup. Teria as equipes da 1ª divisão até a 7ª divisão juntando com 27 representantes dos estados (copas estaduais, pois os estaduais se tornaram a parte mais baixa das divisões – aqueles que não tem copa estadual, os seus representantes seria os campeões destes estaduais), mais 1 equipe melhor ranqueada que não iria disputar originalmente. 24 Equipes vinda da Liga Máxima jogariam a partir da 2 fase – 20 da primeira divisão mais 4 que caíram ou 2 que caíram mais 2 que tentaram subir. Serão 232 equipes com 231 jogos com 8 datas, pois tem 8 fases. Os direitos de transmissão ficariam com a CBF, mas creio que aqui eles tomaram vergonha na cara e dividiram os direitos 2 canais de tv aberta de grupos diferentes, 2 canais de tv a cabo de grupos diferentes e a estatal TV Brasil – ou trocar essa por uma DAZN da vida – isto inclui também PPV. Aliás, a final seria em Jogo Único também e estádio neutro – muito possivelmente em Brasília. Também teria uma certa limitação de patrocínio nos uniformes – o que eu acho difícil vindo da CBF – mas também teria um Patch da Competição na manga do uniforme sem patrocínio ao menos e não teria um esquema gráfico exclusivo para a numeração e o nome do uniforme.

Temos também a parte das divisões interiores no qual serão organizadas pela CBF com auxílio das federações estaduais. Ao todo irá da 4ª divisão até a 8ª divisão esta organização, sendo que até a 7ª divisão terá 24 equipes. Um outro detalhe é que na 6ª e 7ª divisão estarão divididos entre Norte e Sul, sendo que na 6ª divisão sobem e descem para as divisões 2 equipes cada, na 7ª divisão sobem e caem 2 de cada lado e mais 1 da região que ainda não caiu originalmente (ex: se na 7ª divisão descem 1 do nordeste, 1 do norte (região acima) e 1 do sul e 1 do centro-oeste (região abaixo), vai ter que pegar mais 1 da região sudeste para manter o equilíbrio) e na 4ª e 5ª divisão, 4 caem e sobem. Estes campeonatos possivelmente serão organizados no sistema pontos corridos de turno e returno e depois mata-mata. Na 8ª Divisão será dividida por regiões geográficas (mas pode ter a possibilidade de ter os regionais clássicos), no qual o melhor de cada região sobe, é no mesmo sistema citado da 4ª divisão e o número de equipes é no mínimo 16 até no máximo 24. Da 9ª região em diante, a organização será estadual, podendo ir da 10ª divisão até mais, por exemplo até a 12ª (possivelmente em SP, pois há proposta de retornar com os B1, B2 e B3) e as copa estaduais – se houver – serão organizadas com as equipes da 8ª divisão em diante.

É plenamente possível aplicar esta proposta dentro do calendário, tendo em vista que há datas disponíveis e não vai haver ultrapassagem nas datas FIFA.

Abaixo, segue as relações das equipes que participariam deste sistema (até a 8ª divisão na parte do Sudeste). As organizações das equipes estão baseadas no Ranking da CBF, bem como o posicionamento das competições em 2019. Por isto, não vai ser raro ver alguma equipe esquecida ou licenciada nesta organização.



Submitted November 20, 2020 at 03:51PM by Resigningofmankind https://www.reddit.com/r/futebol/comments/jxybyw/proposta_ao_futebol_brasileiro_formaliza%C3%A7%C3%A3o_da/?utm_source=ifttt

No comments:

Post a Comment