Saturday, April 3, 2021

Futebol!:20 minutos do segundo tempo

Renato olha para o banco de reservas, pensativo. Ele vê muitos jovens que, outrora ansiosos para jogar com determinação e ousadia, agora estavam cabisbaixos. O colosso placar da Arena exibe o resultado parcial. 5 a 0 para o Internacional.

Em meio aos gritos desesperados dos titulares, ele ouve a risada vinda do espaço colorado, zombando os tricolores.

Ferreira está exausto, após tantas tentativas de ataques frustrados. Matheus Henrique parece ter desistido do jogo. Tonhão pensa nos xingamentos que irá receber. Pinares está visivelmente irritado com seus companheiros.

Renato não sabe mais o que fazer. Está prestes a chamar um nome, mesmo sendo inútil, quando vários seguranças adentram o estádio apressados.  Um deles grita “Este jogo precisa parar antes que seja tarde demais!” em vão. Já era tarde demais.

Um silêncio ensurdecedor toma conta do campo. A tensão entope as veias de todos ali presentes.  Renato, confuso, percebe que todos estavam olhando para a mesma direção, para cima. Ele segue o olhar da manada, e então suas pupilas dilatam.

Uma figura vestindo a icônica camisa 20 do Grêmio para em pé no topo do estádio. 

É Thaciano. 

No gramado, Guerrero engole seco. Cuesta tenta se manter firme, porém seus joelhos tremem incessantemente.  Edenilson aperta os punhos. Ele suplica para que seja uma miragem.  O queixo de Miguel Ángel Ramírez vai até o chão. “No, pero… ¿q-que esta aconteciendo?” ele questiona. Ao seu lado, o perspicaz Thiago Galhardo responde: “Não o deixaram entrar, então… ele escalou a Arena.”

Do outro lado, os guris do Grêmio se abraçam e choram de alegria, enquanto os veteranos ajoelham e agradecem aos céus. Há um momento de susto quando Thaciano pula, com gritos vindos de todos os lados, mas Thaciano cai com confiança. Renato não se assusta, pois vê uma mochila nas costas do jogador. 

No momento perfeito, Thaciano abre seu pára-quedas. Enquanto sobrevoa elegantemente os mortais, ele tira uma folha de papel do calção e rasga em diversos pedaços, que caem sobre o gramado como pétalas de uma cerejeira japonesa.  Um dos pedaços se aproxima de Renato. O treinador estende a sua mão e o pedaço pousa levemente em sua palma. É o contrato de Thaciano com o Bahia. Era.

Pinares já caminha para a linha lateral, sabendo de seu destino.

Thaciano irá pousar atrás do gol de Marcelo Lomba, que está com raiva no olhar. Os seguranças que tentaram o impedir voltam para a entrada lentamente, derrotados. “Isso era inevitável.” diz um deles.

No Twitter, todos os trending topics são floodados por vídeos de torcedores de todo o Brasil batendo punheta.

Em Pelotas, uma torcedora do Pelotas sente um calafrio na espinha. Ela checa se todas as portas e janelas estão trancadas.

Sentado na cadeira do balcão do bar, um entusiasta do Esporte Clube Bahia bebe sua sétima latinha de cerveja, lamentando-se enquanto o barman o consola.

Em Uruguaiana, um torcedor colorado voltando para casa de táxi não crê no que está ouvindo pelo rádio e vomita no próprio colo.

Na grande Florianópolis, um homem que decepcionou a namorada no rala-e-rola ouve a vibração do vizinho de cima, correndo por seu apartamento e gritando e chorando, claramente de felicidade. O homem não sente raiva, no entanto, mas uma revitalização na alma e uma explosão de energia queimando seu corpo com chamas esperançosas. Ele se vira novamente para a morena, confiante.

Na Arena, Rodinei toca a bola fora. Daronco olha para o quarto árbitro, que acena com a cabeça. Daronco então apita e sinaliza substituição na equipe tricolor. Sai Pinares, entra Thaciano. 

Renato faz um gesto para o time, que se prepara para acabar com a batalha. 

O time colorado não sabe como reagir e busca o treinador, porém Miguel apenas balança a cabeça negativamente. "No hay nada que podamos hacer ahora." Patrick tenta animar o time, mas não funciona. 

Thaciano faz dois hat-tricks, com assistências de Ferreira, Diego Souza, Darlan, Vanderson, Paulo Miranda e Brenno, que encaixou uma bomba de Patrick, largou a bola no chão e driblou o time escarlate inteiro, cruzando na testa de Thaciano, que faz o sexto gol no ângulo de Lomba. 

Daronco assopra o apito final.

Os jogadores do Inter batem palmas e aceitam a derrota honradamente. Eles jamais admitiriam, mas estão felizes de ver Thaciano de volta no rival. Todos saem do campo com a cabeça erguida.

A comemoração é sentida em todo o país. A comissão técnica e o elenco gremista cercam Thaciano. No meio da névoa de gente, os olhos do Herói encontram os de Renato. Eles se aproximam, cumprimentando quem aparece ao redor, até que ficam frente a frente. Eles se abraçam e lágrimas escorrem. “Eu senti sua falta.” diz Renato. 

Thaciano tira do calção mais uma folha, mas Renato não precisa ler para saber do que se trata. O sorriso de Thaciano diz tudo. É um contrato vitalício com o Grêmio. “Eu não irei embora, nunca mais.” assegura.

Na China, Xi Jinping liga seu notebook e abre uma call no discord com os principais líderes mundiais. “Let’s all be friends.” ele anuncia. Todos respondem: “Yes.”

Thaciano está em seu carro, dirigindo até sua casa sozinho, depois de toda a madrugada festejando. No rádio está tocando sua música favorita do Erasure, Always, e ele canta junto. O sol aparece brilhante no horizonte e o calor da manhã aquece seu corpo, enquanto o calor de seu coração aquece o sol de volta. 

Thaciano é feliz. 



Submitted April 03, 2021 at 09:42AM by Not_Kei https://www.reddit.com/r/futebol/comments/mj9tdk/20_minutos_do_segundo_tempo/?utm_source=ifttt

No comments:

Post a Comment