Boa tarde errefutebol, sabadou então trago aqui um post falando um pouco sobre possivelmente a posição menos valorizada do futebol e sobre como os italianos eram mestres nisso. Vou dividir esse post em algumas partes, então vamos lá!
Link para o segundo post: https://www.reddit.com/r/futebol/comments/mxn6gt/a_escola_italiana_de_zagueiros_o_catenaccio_parte/
A Escola Italiana de Zagueiros [Parte 1/5]
Todos sabem que a Itália sempre produziu ótimos zagueiros e defensores, e não faltam nomes nessa lista. Citando por cima, temos: Nesta, os Irmãos Baresi, Costacurta, Canavarro, Maldini, Chiellini e por aí vai. Mas não é por apenas talento individual que estes jogadores se destacaram, eles estavam sendo desenvolvidos e treinados em um ambiente altamente técnico e direcionado para o estilo de jogo que mostravam.
O Calcio e o Pozzismo
Apesar de o futebol italiano ser um dos mais tradicionais no mundo, ele surgiu com relativo atraso ao resto da Europa, perdendo seu pioneirismo para Inglaterra, Áustria e Hungria. O profissionalismo do Calcio só foi estabelecido na virada do século XIX para o XX, com o nascimento da Vecchia Signora, a Juventus.
Também foi nessa época que começaram as movimentações fascistas de Benito Mussolini (um outro personagem polêmico na história do futebol italiano), e nesse meio que surge nossa figura principal, Vittorio Pozzo, lendário técnico italiano e responsável por implementar tática no jogo da Azzurri. Influenciado pela tática inglesa WM, Pozzo, com grande ajuda da Escola do Danúbio (Áustria e Húngara) criou o WW, predecessor de diversas táticas do futebol moderno.
Este futebol pozzista era marcado por principalmente duas características: força e velocidade, e tinha um estilo defensivo até que diferente. Ele se utilizava de um sistema de marcação individual, onde o zagueiro fazia a marcação de área, pressionando o espaço e deixando a bola (e o jogador adversário) para outro companheiro desarmar. Dessa forma, e jogando com uma linha defensiva recuada, o ataque era consistido de lançamentos longos e contra-ataques. Pozzo viria a ganhar duas Copas do Mundo, uma Olímpiada e duas "Eurocopas" com a seleção italiana, se mostrando um técnico revolucionário em suas táticas.
Nos clubes, Pozzo ainda teve muito sucesso no Bologna, faturando 6 troféus nacionais na década de 20, e ainda ganhando 5 scudetti seguidos com a Juve de 31-35. Porém, o técnico era muito ligado ao fascismo de Mussolini, e com a queda do regime, seu sucesso caiu e suas táticas caíram em desuso. O jogo forte, físico, que deveria vencer o adversário de qualquer jeito não conseguiu conquistar o futebol italiano de primeira, apesar de a filosofia ter sido enraizada no Calcio.
Nessa época, se destacaram alguns grandes zagueiros e defensores, como Mario Rigamonti, morto no Desastre de Superga, Eraldo Monzeglio, bicampeão mundial, Alfredo Foni e Pietro Rava, campeões em 38 e paredes da zaga italiana.
As próximas décadas da seleção italiana viram uma mudança e aprofundamento em táticas de futebol, com o surgimento do Catenaccio e da Zona Mista. Continuamos a história na parte 2!
Submitted April 24, 2021 at 11:05AM by boiern https://www.reddit.com/r/futebol/comments/mxmx32/a_escola_italiana_de_zagueiros_calcio_e_vittorio/?utm_source=ifttt
No comments:
Post a Comment