Saturday, April 24, 2021

Futebol!:A reformulação do futebol brasileiro - Minha "proposta" para acabar a putaria.

- Início

Todo mundo aqui sabe que a gente tá precisando reformar o nosso sistema, indo de como as competições funcionam aos calendários, se tal torneio devia existir ou não. Então juntei tudo o que eu penso a respeito e fiz esse "projeto", me baseando no que tem de melhor das outras ligas nacionais.

- A Liga Brasileira de Futebol - LBF e suas competições.

Me baseando em países como a Inglaterra e a França, onde a associação principal do esporte (a FA, por exemplo) não é a única que organiza as principais divisões do futebol, e sim divide com outro órgão (a EFL), teríamos a LBF. Diferentemente do que ocorre na Inglaterra, onde a divisão é algo a parte, a LBF seria mais semelhante à LFP (o equivalente da França), onde ela controla tanto a primeira divisão quanto a segunda.

A diferença é que aqui as três primeiras divisões seriam ligadas à LBF, sendo assim teríamos:

Campeonato Brasileiro de Futebol Série A, B e C, cada um contento 20 clubes e funcionando da mesma maneira: 4 rebaixados e 4 promovidos, sem divisões regionais.

Além disso, seria interessante também a criação de uma "Copa da Liga", que não funcionaria nos moldes da Carabao Cup, mas isso vai ser abordado depois.

- As demais séries

Aqui começa a ficar interessante. Para ser direto, sim, teríamos o fim dos estaduais como conhecemos. E isso ajudaria tanto os times maiores, como seria uma salvação aos menores.

Atualmente você tem estaduais que duram menos de um mês, e é a única competição que um clube participa. E isso é péssimo - impede a contratação de jogadores a longo prazo, destrói o planejamento dos clubes e tira as chances de um trabalho consistente ser feito.

A Série D mudaria bastante na primeira fase: Ao invés de vários grupos pequenos, teríamos 6 grupos com vinte clubes em estilo de pontos corridos. Os 6 grupos seriam divididos regionalmente: As regiões Noroeste, Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Ao final da primeira fase, 16 clubes se classificam para as oitavas (4 do Sudeste, 3 do Sul e Nordeste, e 2 das demais regiões), onde as semifinais seriam compostas pelos clubes promovidos. Cada região teria 4 rebaixados, e a reposição seria feita com os clubes da "Série E".

As demais divisões funcionariam como os estaduais, os atuais clubes sem divisão nacional poderiam jogar durante todo o ano em uma espécie de campeonato nacional. Como cada uma funcionaria em particular seria trabalho das federações, mas o mais desejável seria sem dúvidas que funcionassem em formato de pontos corridos, com no mínimo 14 clubes em cada divisão. Se essa reforma acontecesse hoje, teríamos a Série H funcionando nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo.

Os clubes classificados de cada estado da Série E disputaria com os demais classificados dos outros estados de sua região para definir quem sobe para a Série D.

- As copas

A Copa do Brasil ficaria ainda mais democrática, e o desejável é que todos os clubes filiados à CBF participassem. Obviamente os clubes maiores se classificassem posteriormente, deixando as primeiras fases da CdB como segunda competição para os clubes da Série D para baixo. As primeiras fases seriam regionais, e ao passar das fases, os clubes enfrentariam cada vez mais clubes de outras regiões, respeitando sempre a verba de cada um.

Agora falando da Copa da Liga, que funcionaria mais como uma EFL Trophy do que uma Carabao. Não é interessante trazer uma Carabao para o Brasil, pois até na própria Inglaterra a existência dela é questionável.

A proposta original da copa era substituir as competições europeias para os clubes que não estavam filiados, mas com o aumento da popularidade da Champions e da EuroLeague, a competição hoje não tem o mesmo prestígio de antigamente. Mas a ideia de substituir as competições internacionais é interessante.

Atualmente, no mínimo 60% dos clubes da Série A se classificam para alguma competição internacional. Então, trazer os clubes da primeira divisão não faz sentido. A Copa da Liga seria um torneio disputado pelos clubes da Série B e C, em formato de mata-mata, para suprir a carência de uma outra competição para ser disputada. Seria uma forma de muitos clubes menores conquistarem um título nacional, além de garantir vaga em fases posteriores da Copa do Brasil, por exemplo, e uma boa grana.

- Os interestaduais

Com o fim dos estaduais, teríamos também o fim da garantia de acontecer os principais clássicos do país, e esse é um dos argumentos que mais sustentam quem é contra o fim dos estaduais como conhecemos agora.

Mas olhando para a Copa do Nordeste, fica meio óbvio que isso pode ser reversível.

Além de ser o melhor torneio pré-temporada do país, e ter uma relevância altíssima, a Copa do Nordeste, nos moldes de hoje, favorece que os clássicos aconteçam todo ano. Assim, revitalizando outros interestaduais como o Rio-São Paulo e a Copa Sul-Minas, e ajustando alguns erros da Copa Verde, teríamos ótimas competições para treinar os times antes das principais competições, além de suprir a carência das últimas fases dos estaduais para os grandes. Fazendo que pelo menos nas primeiras fases ocorram os clássicos, não vejo motivo para desespero. Os clubes poderiam se classificar de acordo com o ranking da CBF.

Seria uma boa chance para voltarmos a ter a Copa dos Campeões:

- Demais copas

A Copa dos Campeões seria disputada pelos vencedores de cada interestadual, sendo semifinal -> final ou disputa de terceiro lugar. Ao invés de classificar para a Libertadores, seria melhor dar a classificação para a Sulamericana. Se o clube já se classificou para a Libertadores, a vaga iria para o próximo colocado no Brasileirão.

A Supercopa funcionaria da mesma forma, assim como o Brasileirão de Aspirantes. Porém seria legal dar algum extra aos campeões de cada, para subir a relevância das competições. São oportunidades de um produto que pode ser vendido internacionalmente, e um medidor de como vão as bases do país. Seria interessante o Aspirantes ter o mesmo peso de uma medalha olímpica, já que são os jogadores Sub23 que jogam.

- TL;DR - Resume aí, porra.

  • Série A e B intactas.
  • Série C em pontos corridos, nos moldes das divisões superiores.
  • Copa da Liga disputada pelos times das Séries B e C.
  • Copa do Brasil com muito mais clubes.
  • Série D onde a primeira fase funciona como uma competição que dura boa parte do ano.
  • Estaduais dariam espaço para as Séries E, F, G e etc, disputadas em cada estado e durante todo o ano.
  • Volta dos interestaduais e da Copa dos Campeões.


Submitted April 24, 2021 at 08:56AM by Nikrsz https://www.reddit.com/r/futebol/comments/mxkgny/a_reformula%C3%A7%C3%A3o_do_futebol_brasileiro_minha/?utm_source=ifttt

No comments:

Post a Comment