Wednesday, April 7, 2021

Futebol!:A Resposta Histórica do Club de Regatas Vasco da Gama completa 97 anos.

Que honra ser

Saiba eu sou vascaíno, muito prazer (jamais terá)

Jamais terás a Cruz, este é meu batismo

Eu tive que lutar contra o teu racismo

Veja como é grande meu sentimento

E por amor ergui este monumento

Eu vou torcer

Aqui eu ergui meu templo para vencer

Eu já lutei por negros e operários

Te enfrentei, venci, fiz São Januário

Camisas Negras que guardo na memória

Glória, lutas, vitórias, esta é minha história

Apesar dos problemas e dos retumbantes fracassos recentes, a Resposta Histórica é um dos grandes motivos que vão pra sempre sustentar o gigantismo do Club de Regatas Vasco da Gama no cenário mundial do futebol.

Em 1924, após um ano repleto de conquistas em campo, o Vasco passa a se tornar o time a ser batido na cidade do Rio de Janeiro. O maior golpe contra o Gigante da Colina vem, entretanto, de fora do campo.

Em uma tentativa de enfraquecer o Vasco, dirigentes de clubes rivais decidem investigar a vida de todos os atletas ligados ao clube. O objetivo divulgado era, em uma época onde o futebol ainda era amador, encontrar algum vestígio de que os atletas cruz-maltinos eram pagos. (óbvio que nao eram porra aqui eh Vasco)

Essa investigação, na verdade, serviu para encobrir o real incômodo dos dirigentes de outros clubes da época. Um time formado por negros, imigrantes e operários, que, em sua maioria, foram recrutados das zonas mais pobres da cidade.

Depois das diversas tentativas de eliminar o Vasco da Gama da disputa, foi criada a Associação Metropolitana de Esportes Athléticos (AMEA), que recusou a inscrição dos vascaínos. Alegaram que a profissão dos atletas era duvidosa e que o estádio não possuía boas condições para a prática do esporte bretão.

Assim, a AMEA solicitou que o Vasco excluísse 12 atletas de seu elenco, todos negros e operários.

Foi nesse momento que o Vasco começou a trilhar seu caminho para se tornar um dos maiores clubes do mundo. O presidente da época, então, assina o documento que passaria a ser conhecido como "Resposta Histórica", e que abriu a porta para que tantas histórias gloriosas fossem escritas pelos gramados do Brasil e do mundo.

São esses 12 jogadores, jovens, quase todos brasileiros, no começo de carreira, e o ato publico que os pode macular, nunca será praticado com a solidariedade dos que dirigem a casa que os acolheu, nem sob o pavilhão que eles com tanta galhardia cobriram de glorias.



Submitted April 06, 2021 at 11:09PM by Brarks https://www.reddit.com/r/futebol/comments/mltw62/a_resposta_hist%C3%B3rica_do_club_de_regatas_vasco_da/?utm_source=ifttt

No comments:

Post a Comment