Fala pessoal!
Chegou a hora da nossa entrevista com o convidado Fábio Simplício.
Fábio Henrique Simplício tem 41 anos e é ex-jogador de futebol, que atuava como volante ou meio-campista. Hoje, é empresário e caça-talentos de jogadores.
Natural de São Paulo, Fábio começou nas categorias de base do São Paulo, clube pelo qual se profissionalizou em 2000, aos 20 anos, chegando a atuar em 32 partidas logo em sua primeira temporada, ao lado de nomes como Rogério Ceni, Gustavo Nery, Belletti, Edmílson, Maldonado, Júlio Baptista, Marcelinho Paraíba, Raí e França, sob o comando de Levir Culpi. Foi vice-campeão da Copa do Brasil daquele ano, para o Cruzeiro, porém atuou em apenas um jogo.
Entre 2001 e 2004, virou um dos grandes nomes do meio-campo são-paulino, atuando em 205 partidas no período e marcando 21 gols, destacando-se junto a nomes como Kaká e Luís Fabiano. Em 2001, venceu o Torneio Rio-São Paulo, no único ano em que atuou ao lado do camisa 10 Leonardo.
Fábio fez parte do São Paulo "Galático" de 2002, que atropelou a todos na 1ª fase do Brasileirão, terminando líder, com 16 vitórias em 25 jogos, além de 57 gols marcados. O estrelado elenco ainda contava com o reforço do meia Ricardinho, que teria sido boicotado pelo próprio time e que acabou caindo nas quartas-de-finais do Brasileiro para o Santos de Diego e Robinho — contra os quais polemizou na 1ª fase, após subirem no escudo do São Paulo em pleno Morumbi. Fábio Simplício acabaria eleito melhor volante do campeonato, vencendo a Bola de Prata da Placar.
Ainda no Tricolor, foi vice-campeão paulista em 2003 e chegou às semi-finais da Libertadores de 2004, antes de ser vendido para o Parma.
Simplício atuou por 8 temporadas na Itália (2004-2012), passando por Parma, Palermo e Roma.
Em sua primeira temporada no Parma, chegou às semi-finais da Europa League 2004/05, após eliminar times como Stuttgart e Sevilla, antes de cair para o CSKA Moscou de Daniel Carvalho e Vágner Love. Após 81 jogos e 14 gols em duas temporadas, rumou ao Palermo.
Pelo Palermo, foram 4 temporadas (2006-10), 143 jogos, 23 gols e dois 5º lugares no Campeonato Italiano, ao lado do atacante Cavani.
Seus últimos dois anos na Europa foram pela Roma (2010-12), repleta de brasileiros: Júlio Sérgio, Doni, Cicinho, Juan, Taddei, Júlio Baptista e Adriano Imperador. Atuou em 52 partidas pelo clube (33 como titular), sendo 42 delas ao lado do camisa 10 Francesco Totti. Marcou 9 gols ao todo, e pôde jogar 3 partidas da Champions League 2010/11, todas pela fase de grupos: Basel (3x2), Bayern (3x2) e Cluj (1x1). O time acabou caindo para o Shakhtar, nas oitavas (6x2 no agregado).
Em meio a temporada 2011/12, partiu para o futebol japonês, onde jogou 2 temporadas e meia, por Cerezo Osaka e Vissel Kobe. Encerrou a carreira no Batatais-SP, em 2016, após disputar a A2 do Paulista.
Foi convocado uma vez para a Seleção Brasileira, por Dunga, para amistosos em 2009, quando tinha 30 anos. Não atuou contra a Inglaterra, porém jogou contra o Omã, no que foi sua única partida pela seleção — substituiu Felipe Melo no intervalo da vitória por 2x0.
Após encerrar a carreira, entre 2015 e 2016, trabalhou nos EUA junto com Roberto Carlos, Emerson e Roberto Linck, como donos do Miami Dade FC e do aplicativo de scout Ginga Scout.
Orientações
-
Pedimos que coloquem no máximo 1 ou 2 perguntas por comentário. Se houver mais do que 2 perguntas no mesmo comentário, aumentará a chance delas não serem respondidas.
-
Por outro lado, sinta-se à vontade para deixar vários comentários na thread, caso você tenha mais do que 2 perguntas. Só não podemos garantir que todos os comentários serão respondidos.
Podem começar à fazer suas perguntas nos comentários abaixo! Vamos selecionar mais ou menos em ordem das que estiverem no topo deste post, até que o nosso convidado peça pra parar de enviar perguntas. O Fábio vai chegar por volta das 19h e vai responder as perguntas por áudio no WhatsApp – nós digitaremos as respostas através desta conta u/Fabio-Simplicio.
Qualquer comentário ou pergunta que quebre as regras do sub ou que seja desrespeitosa ao convidado será apagada.
Sugerimos que vocês ordenem os comentários por Q&A (Questions & Answers) caso vocês não adotem o padrão do sub.
Comprovação de identidade do convidado (vídeo): https://streamable.com/ohs4h8
Mídia do convidado: Bola de Prata 2002, Terceiro Tempo - Que Fim Levou?, Wikipédia, oGol
Instagram: @negosimpla
Agradecimentos: Fábio Simplício.
Submitted August 31, 2021 at 02:51PM by Fabio-Simplicio https://www.reddit.com/r/futebol/comments/pfdefs/ama_eu_sou_f%C3%A1bio_simpl%C3%ADcio_exjogador_do_s%C3%A3o_paulo/?utm_source=ifttt
No comments:
Post a Comment