Ontem foi um dia tumultuado no trabalho, então fiquei bem longe dessa tsunami toda do Rodrigo Capelo até hoje de manhã. Agora que consegui sentar e ler melhor tudo (inclusive os posts do sub), dá pra ter uma opinião bem formada. Já adianto o tl;dr, no entanto: as chances do Cruzeiro morrer no dia 05/04 são bem razoáveis.
Antes de tudo, tirar o elefante da sala: o contrato com o Ronaldo Gordão é horroroso. Ponto. Ele furou os olhos do Cruzeiro com tanta força que partes do cérebro foram perfuradas. É um dos contratos mais draconianos que eu já vi na minha vida. Até anteontem, eu achava a ideia da métrica de receita razoável. Tá, não seria um investimento direto, é o famoso "não faz mais que a obrigação", mas garantir um piso de receita bruta de 250M não é brincadeira. Cruzeiro só bateu isso em anos anteriores com premiações de Copa do Brasil/Libertadores ou antecipação de cotas de TV, 250M é um piso ótimo para trazer estabilidade no orçamento. Seria, ao menos, porque a cláusula que me preocupou, como torcedor, foi ele poder simplesmente devolver um % para a associação se não bater as métricas de receita estipuladas. Acho que o sub já percebeu que a torcida do Cruzeiro possivelmente é a que mais odeia seu Conselho Deliberativo, mais que a do Vasco, SP e Inter. Imaginar o futebol voltar pras mãos daqueles crápulas me dá náusea.
Vejo muita gente no sub dizendo que não entende como a torcida do Cruzeiro não quer enxotar o Ronaldo, mas a resposta é totalmente simples: não dá mais tempo. Política do Cruzeiro 101: se dia 4 votarem contra, dia 5 o Ronaldo tá fora e dia 6 pedem o impeachment do SSR. Vão ser meses, possivelmente se arrastando pra lá de 2023, num processo político duro, sangrento e que vai imobilizar o futebol. Quem tá tocando as finanças, o futebol, todo mundo, é o pessoal do Ronaldo. Se ele sair, sai Pedro Martins junto, e ficamos sem diretor de futebol, sem CEO e sem presidente, pq o SSR vai estar ocupado demais tentando sobreviver. Quem acha que o Conselho vai dar as mãos e dar paz pro time claramente não acompanhava notícias do Cruzeiro em 2020, a missão pessoal do Conselho Deliberativo é sabotar o futebol o máximo possível por intriga política. Mesmo num mundo ideal, imaginando que deixariam o SSR terminar o mandato, teríamos que achar outra consultoria (clima com a XP morreu), refazer o processo de valuation, rodar outra série de propostas, talvez achar alguma (todo mundo sabe do nosso desespero), esperar o caboclo montar sua equipe, dispensar metade do elenco, fazer o due diligence...isso só sairia em janeiro do ano que vem, imaginando o cenário irreal de que teríamos paz política. O Cruzeiro não tem capacidade de fazer dinheiro o bastante pra pagar as contas até lá. ST sozinho não sustenta a folha, mesmo enxugada. Vamos vender o Daniel pro Botafogo por 7M e o Roque pro (provavelmente) Bragantino por 20M e isso talvez, se não for penhorado, vai dar desafogo até o fim do ano. Como eu disse, isso tudo é imaginando um cenário pacífico. Num cenário de guerra política, nem vai ter quem segure a caneta pra fazer essa negociação. Lembrem-se que o advogado do Cruzeiro procurava jogadores dispensados pra oferecer seus serviços em processar...o Cruzeiro. Nosso Conselho sabe muito bem como destruir o futebol.
Entre a cruz e a espada. Por isso a torcida do Cruzeiro ainda quer que sacramentem o acordo com o Ronaldo. Ninguém é burro, todo mundo sabe o quanto o Ronaldo explorou o Cruzeiro. É humilhante, sim, mas é menos humilhante do que ver seu time vencendo a Ponte numa noite de quinta e o perfil oficial do clube postando "Aproveite a vitória de hoje para doar dinheiro ao Cruzeiro. Segue as chaves do #CruPix". O Cruzeiro já é um time mendicante há anos, humilhação é rotina do cruzeirense desde o Bom dia, Zezé. Mais importante, a gestão interna do Ronaldo tá sendo impecável. Contratações boas e claramente feitas sob análises, pq eram nomes totalmente do zero. Um treinador que acharam no meio do nada que é o cara com mais recurso técnico que eu lembro de ver no Cruzeiro desde o Luxa em 2003. Paz institucional, paz em campo, elenco coeso, zero mimimi, Ronaldo levando a marca do Cruzeiro pro horário nobre no Brasil e internacional, batendo de frente com o braço político do 6a1o a FMF...ouso dizer que o ambiente é mais leve até do que em 2018, com título da Copa do Brasil e tudo. O cruzeirense não tá com o ego ferido, o cruzeirense só tá olhando pro 1° arremendo de coisa que lembra um time grande e tá disposto a pagar qualquer preço pra não ver isso ser derretido nas mãos, sei lá, do Régis Campos, Nagib, ou seja lá o infeliz que vá assumir o futebol (quem eu to enganando, todo mundo sabe que o Perrella vai voltar. "Democracia" da associação). Isso é especulação mouca, no entanto. Já é fato bem consumado que dia 04 o Conselho vai rejeitar as emendas e dia 05 o Ronaldo anuncia a desistência por "desgaste". Eu tenho um rumo bem definido: sabendo que não terão outros interessados, eu tenho estomago pra muita coisa. Tenho estômago pra ficar 10 anos na B, tenho estômago até pra falência e ir enfrentar o União Luziense no módulo II de 2024 (nem sei quais times estão na 2a Divisão. O vencedor da Copa Itatiaia deve ser um dos participantes). Tenho estômago pra ir no SESC Venda Nova ver o "clássico" entre Cruzeiro e Contagem EC. Mas eu não vou ter estômago se qualquer um do Conselho comprar o Cruzeiro. Não consigo dizer "vou parar de torcer", mas vou fazer como um amigo e tirar um período sabático do futebol como um todo. Já quero deletar o Twitter mesmo, por causa das eleições, então tirar uns 8 meses sem acompanhar esse circo, voltar a ver na Copa e ver se o Cruzeiro já faliu ou se trouxemos o Emerson Avila pra nos salvar do rebaixamento pra C. Mas eu, e muitos outros, simplesmente não temos mais estômago pra ver algum conselheiro em posição relevante.
Como isso já ficou grande demais, dois adendos: eu acredito nas propostas que a XP disse receber. Eu realmente acredito que só teve o Ronaldo, o misterioso de 200M e o fundo abutre americano. Pessoal aqui ainda vê o Cruzeiro como a máquina bem azeitada dos anos 2000, mas não somos isso mais desde a gestão Gilvan. Hoje somos o time que toma processo do Atlético-AC. Eu acredito que a XP ofereceu a gente pro FSG e pro Textor e eles recusaram ambos. Assim como eu também acredito que a XP manipulou o SSR para ne olhar pra tal "proposta da Europa" de 200M. A XP tinha um claro conflito de interesses pró-Ronaldo e manipulou o SSR para ele nem olhar para os 200M à vista (teoricamente) com mais cuidado. Se o Ronaldo não tivesse pedido as Tocas, esse bafafá nem teria acontecido, pq foi esse pedido que engatilhou esse drama. A XP iria sair como a vencedora se não fosse o olho do Ronaldo ter crescido mais. Agora, eles estão em um dilema: não só perderam o lugar na "vanguarda da profissionalização", que queriam ter, como com certeza dinamitaram o acordo com a La Liga que queriam fazer. Duvido muito que algum time vai trocar 3 dedos de ideia com a XP depois desse acordo totalmente furado que fizeram com o Cruzeiro, mesmo que o acordo do Botafogo tenha sido até bem amarrado.
Eu disse acima que o Cruzeiro provavelmente morreria no dia 05, mas meu lado otimista vê que há alguma esperança. A XP vai estar desesperada para esse contrato com o Ronaldo não melar e virar uma guerra jurídica (que vai virar. Cruzeiro vai processar a XP e o Ronaldo vai processar o Cruzeiro) porque na cabeça deles, eles que dominariam a gestão mercadológica do futebol brasileiro. Um Botafogo ganhando títulos com a torneira de dinheiro do Textor e um Cruzeiro fazendo manchete em Madri por causa do Ronaldo eram a melhor propaganda para eles vencerem a concorrência pela Liga de Clubes. Cada manchete da Globo, cada cláusula doentia vazada é uma porrada no plano de conquista deles. Eles precisam dar um cala-boca no Cruzeiro se querem o mercado de 4 bilhões da série A e B e não duvido nada que o Pedro Mesquita tá na orelha do Gabriel Lima e do Ronaldo para eles editarem o contrato e mudar a data. Dia 31 tem uma reunião na sede do Barro Preto entre o Conselho, a XP e a equipe do Ronaldo, não duvido nada que vão aparecer com um contrato todo editado dizendo "não é bem assim, gente, olha só, aquilo foi o estagiário". Se a XP achar outra forma de remunerar o Gordão, vão rabiscar o contrato. Mas, como eu disse, isso é meu lado otimista. Meu lado realista diz que vão bater o pé, a XP vai tentar subornar uma galera na licitação da Liga e o Cruzeiro vai estar jogando contra o Floresta na série C 2023.
Submitted March 24, 2022 at 08:34AM by StormTheTrooper https://www.reddit.com/r/futebol/comments/tmafg7/minha_opini%C3%A3o_com_lugar_de_fala_sobre_o_esc%C3%A2ndalo/?utm_source=ifttt
No comments:
Post a Comment