-
Em 1966 a CBD não indicou clubes por não concordar com o novo regulamento, que previa a ida dos vice-campeões nacionais. Não se sabe até que ponto esse argumento é verdadeiro ou se só serviu pra encobrir outros motivos (roubalheira e violência), mas de qualquer jeito quando o Santos excursou em 1966 a Libertadores não tinha começado ou já tinha acabado
-
Em 1967 o Santos não disputou a 1ª fase da Libertadores da América pra excursar.. no Peru e no Chile. Em junho (seria a 2ª fase), realmente excursou na Itália (2 semanas) e na Africa (1 semana). Não acho que fez tanta diferença assim no orçamento do clube
-
Em 1969 o Santos não excursou durante a Libertadores. Foi à Africa antes de começar e à Europa 4 meses depois do término. Não deram um motivo oficial da desistência
Tudo isso pra dizer que esse mito que virou verdade é meio lenda, tanto que em 1966 e 1969 o Santos deixou de arrecadar bilheteria da Libertadores (e talvez de um mundial) pra nada. Acho que a desculpa de "excursionar na Europa" se consolidou por ser mais romântica e educada do que o verdadeiro motivo: saco cheio de ir pra Argentina e Uruguai tomar porrada, pedrada, garrafada, ser alvo de racismo e roubado em campo
Depois do roubo de 1964 (semi-final x Independiente, do áudio do Grondona), o Santos já tinha dito que não jogaria em 1965. Acabou jogando, e foi roubado de novo na semi-final, contra o Peñarol: no ultimo lance do 3º jogo, o Pelé empatou, só que o juiz falou que o jogo já tinha acabado, mesmo sem ter apitado. Foi a ultima das quatro participações do Santos nos anos 60 (1962, 1963, 1964, 1965)
Então, sempre que forem defender o Santos e o Pelé no arsoca ou por aqui mesmo, ao invés de dizer que não jogamos Libertadores pra ganhar dinheiro na Europa, digam a verdade: era um torneio de merda por causa dos times e torcedores argentinos e uruguaios, que além de comprovadamente comprarem juizes e bandeirinhas, viviam enxendo nossos jogadores de porrada, tal qual na famosíssima Copa Intercontinental de 1969 entre Estudiantes e Milan, em que o jogador argentino do Milan acabou sendo preso e torturado pela ditadura militar. Até então o mundial era um sucesso, depois disso perdeu toda a moral e nenhum campeão europeu quis jogar nos anos 70 (7 desistências em 10 anos), até a FIFA forçar os caras a irem pro Japão nos anos 80
- Fun fact: a fama dos times argentinos era tão grande que o Bayern não quis jogar contra times de lá nos mundiais de 1974 e 1975, mas em 1976 aceitou vir ao Brasil jogar contra o Cruzeiro
Submitted February 06, 2021 at 07:28AM by majinmattossj2 https://www.reddit.com/r/futebol/comments/ldxncb/mito_o_santos_abdicou_de_libertadores_pra_fazer/?utm_source=ifttt
No comments:
Post a Comment