AVISO DE BÍBLIA. TL;DR: Sampaoli exige sim contratações, mas sempre é sincero sobre isso antes de assinar. Quem contrata, sabe que ele tem uma filosofia relativamente incomum e que precisa de jogadores com certas características. Em geral, isso leva a reformulações grandes de elenco, ainda que não necessariamente com jogadores absurdamente caros. Ele não será a melhor opção para todos os clubes, provavelmente nem para a maior parte dos clubes, mas cabe à diretoria do clube interessado avaliar se vale a pena ou não. Recusar o projeto do Sampaoli é uma escolha válida, ninguém é obrigado a assinar com ele.
Todo mundo que acompanha futebol no Brasil já escutou coisas como "ah, assim é fácil ganhar, o Sampaoli pede 20 contratações". Quando isso vem de comentários soltos por aí, não levo muito a sério. Recentemente, porém, o Rodrigo Capelo, jornalista respeitado, postou isso:
Sampaoli quer mais "quatro ou cinco reforços" para fazer o Olympique jogar bola. Ainda bem que, pelo menos na minha bolha, ele já virou piada. Técnico não faz parte do departamento financeiro, mas também tem responsabilidade sobre o estado do clube. (@RodrigoCapelo)
Essa crítica é mesmo justa? Como assim o Sampaoli, que vem de excelentes trabalhos no Brasil, virou "piada" nessa bolha supostamente ilustrada?
Pra começar, o Sampaoli é sempre muito sincero sobre o que precisa pra montar um time competitivo. Ele senta com os diretores, e segundo diversos relatos de pessoas ligadas a diferentes clubes, apresenta uma análise detalhada sobre o elenco do clube interessado, incluindo até jogadores da base. Quem participa dessas reuniões costuma se dizer muito impressionado. O careca diz, então, o que acredita que precisa para ser competitivo. Da segunda parte, nem todos gostam. E não tem problema nenhum nisso. O clube não é obrigado a aceitar as condições. Isto já seria suficiente para desqualificar as críticas ao Sampaoli - ele não mente pra ninguém.
O Palmeiras, por exemplo, achou que não valeria a pena. Pronto, escolha justificável. O Galo, na primeira vez, recusou também. Segundo dizem, o diretor de futebol (na época, o Rui Costa) ficou ofendido com as críticas ao elenco que havia montado, e o presidente não gostou da exigência de outro goleiro, pois o Victor era um ídolo e "topo de prateleira". Bom, foram eliminados pelo Afogados.
Olhando para os resultados, tanto o Palmeiras quanto o Galo fizeram boas escolhas, um recusando, outro contratando. A explicação é simples - os elencos eram diferentes. Enquanto o Galo tinha um elenco fraco e tiraria enorme proveito de uma reformulação grande, o Palmeiras não precisava disso.
Aí vem a pergunta: "O Sampaoli não poderia treinar o elenco que o Palmeiras já tinha?". Poderia, mas ele achava que não daria certo. E foi sincero sobre isso. Não é uma questão de elenco melhor ou pior, simplesmente. O Sampaoli tem uma filosofia de jogo e precisa de jogadores com certas características. Sem isso, mesmo que os jogadores disponíveis sejam bons, ele não conseguirá fazer um bom trabalho. É uma limitação dele? Sim. O técnico perfeito saberia trabalhar com jogadores de diferentes características. Ele não sabe. Mas, novamente, quem contrata sabe disso.
Pra fazer uma analogia meio boba, digamos que você queira consertar seus armários de cozinha. Um profissional diz que só trabalha com aço, o que é incomum e relativamente caro, mas fica ótimo no final. Outro é um marceneiro que pode montar novos armários do 0, com materiais de diferentes qualidades, ou mesmo reformar os que já estão instalados. Qual opção é melhor? Depende do que você já tem. Se você tem armários de madeira nobre, lógico que a segunda opção é melhor. Se você tem armários podres de compensado e problema com cupins, talvez valha a pena considerar a aposta no aço.
Não adianta pedir pro Sampaoli fazer o que ele não sabe, não vai dar certo. Não basta perguntar: "Quem é melhor? O Sampaoli, o Cuca, o Renato Gaúcho ou o Abel Ferreira?". Tem que perguntar quem é o melhor para aquele clube, naquele momento. Isso é um problema dos clubes, não do Sampaoli.
Se há uma crítica a ser feita ao Sampaoli, é que ele abandona os trabalhos no meio. Eu acho que as escolhas dele em relação a isso foram compreensíveis, ainda que não necessariamente corretas, mas esse é outro assunto.
(Daqui pra baixo, avalio somente a passagem dele no Galo)
Agora, vejamos as contratações feitas com o Sampaoli no Galo:
Léo Sena, Mariano, Alan Franco, Marrony, Keno, Vargas, Sasha, Everson, Bueno, Junior Alonso, Zaracho, Nathan, Hyoran
A proporção de acertos me parece boa. Único que não rendeu nada foi o Léo Sena (que foi aposta do Alexandre Mattos, não dele, e com a venda já recuperamos o que foi pago). Bueno também, no fim das contas, mas era um zagueiro barato pra compor. Talvez as piores apostas do careca tenham as compras do Nathan (18 milhões de reais) e do Hyoran (7,5 milhões), que apesar de tudo ainda são jogadores úteis.
No todo, é um elenco galático, absurdo pro futebol brasileiro? Longe disso. Na maior parte, é um esqueleto "feijão com arroz", só aproximou o Galo dos times mais competitivos. Absurdo foi o que veio depois que ele saiu - Nacho, Hulk e Diego Costa. Sem esses, e com algumas das melhores contratações chegando no meio do campeonato e sem tempo pra adaptar (Vargas e Zaracho), ele pegou um time que foi eliminado pelo Afogados e ficou a 3 pts do único título que disputou (quando veio, já estava eliminado da Copa do Brasil e o Galo estava fora da Libertadores).
Submitted August 23, 2021 at 09:22AM by LiarsEverywhere https://www.reddit.com/r/futebol/comments/pa0u2h/as_cr%C3%ADticas_ao_sampaoli_por_exigir_contrata%C3%A7%C3%B5es/?utm_source=ifttt
No comments:
Post a Comment