Wednesday, January 3, 2024

Futebol!:O problema silencioso do futebol brasileiro que é ignorado pela CBF e clubes

Ronaldo, Alex, Djalminha, Ronaldinho, Romário. Habilidade e criatividade nivel 99: a gente não revela mais jogadores assim. Mesmo os maiores nomes da nova geração tem um outro perfil: muito mais focados em eficiência do que em habilidade pura. São jogadores que tem boa técnica mas ainda não mostraram aquele "molho" diferente que diferencia o grande jogador do craque.

Como um país de 200mi habitantes onde o futebol é o principal esporte pode estar revelando menos do que antes, quando não havia menos estrutura e organização? A resposta que não é novidade que é possível concluir escutando dezenas de entrevistas desses caras e de técnicos da velha guarda é: falta LUGAR pra jogar futebol.

Qualquer entrevista com esses jogadores dos anos 80,90, etc a resposta é unânime: eles desenvolveram o improviso nas peladas de infancia e adolescencia. O Brasil tinha infinitos campos de futebol de diferentes tamanhos e superfícies aonde esses caras jogavam por horas a fio. Não é 2h por semana em escolinha nem em treinamento de clube que vão surgir os gênios. Tem que ter algo a mais. E hoje em dia como vocês podem ver nas suas respectivas cidades falta campo. Quantos mlks com predisposição pra ser craques não tem onde jogar?

O Bahia Ciity foi o único clube que eu vi que decidiu investir em campos de várzea reformados porque sabe que pra revelar jogador tem que ter GENTE JOGANDO bola. E jogando por muito tempo, sem regras definidas, em diferentes superfícies. Pra citar um exemplo: o ex-jogador do Man United Paul McGuiness que escreve sobre formação de atletas sempre falas sobre o exercício de chutar a bola contra uma parede. Zico já mencionou esse mesmo exercício assim como Bergkamp. É o tipo de coisa despretensiosa e sem formalismos que não acontece em escolinha e que precisa de espaço pra ser feito. Só com campos, parques, paredes na rua que são gratuitos e não tem limite de tempo pra uso que esses exercícios surgem.

Vâo surgir novos Romários e Ronaldos quando existirem mais campos para jogo livre. Nesses campos vão ser desenvolvidos jogadores criativos que aí sim podem ser lapidados em categorias de base, como era no passado.

Concluindo: é obrigatório pra um futuro brilhante do fut brasileiro que os clubes e a CBF reservem um orçamento anual pra construção de campos brasil afora. É algo relativamente barato comparado com os valores que circulam no futebol atualmente. É o mínimo que precisamos fazer pra ter mais craques no nosso futebol, ter um campo em cada bairro. Aí a estatística vai funcionar a nosso favor: 200mi habitantes vão necessariamente fazer nascer craques.



Submitted January 03, 2024 at 07:13AM by jrafael0 https://www.reddit.com/r/futebol/comments/18xj4f7/o_problema_silencioso_do_futebol_brasileiro_que_%C3%A9/?utm_source=ifttt

No comments:

Post a Comment