Duas coisas que quero esclarecer, esse post não tem nada relacionado ao CAP, somente trata do time do Coritiba em si, dos quais os motivos vou esclarecer.
O segundo ponto a ser explicado é o nome do post, que serve pra chamar atenção dos leitores do sub, foge um pouco da realidade, na verdade, o Coritiba vive, mas definha.
Para as pessoas que não acompanham o futebol paranaense pode parecer estranho ver o Coritiba pelo segundo ano na série B, já que participa normalmente na primeira divisão, mas infelizmente o buraco é muito mais profundo dessa vez. Tudo recai na relação dívida/arrecadação, em tese não importa o quanto um time tenha de dívida, desde que consiga arrecadar o suficiente pra postergar e renegociar os valores, entrentanto, nos últimos anos, essa relação do Coritiba vem sendo CATASTROFICA, similar a Bahia nos anos 90, ou Santa Cruz nos últimos tempos.
Os problemas reais do Coxa começaram em 2017 com a eleição do atual presidente, Samir Namur, que ao ser conservador na disputa da série B 2018, levou o time a uma campanha medíocre de décimo colocado, o fato do time não ter subido é uma calamidade, pois pelo acordo de distribuição de renda assinado pré 2017, a receita do time não havia sofrido danos pela disputa da série B, somente sendo reajustada por uma improvável permanencia, o que inacreditavelmente aconteceu, mesmo com a diferença gargantual de elenco Coxa x Resto.
O simples fato do Coxa não ter subido no ano passado pode representar a quebra financeira do time, que tem dívida de time de série A, com receita de time de série B. Isso sem contar com a perde de possíveis ganhos só por pisar na série A, que representa um absurdo só em premiações, para se ter ideia, a receita do Coxa foi de 148 mi em 2016, para uma projeção de somente 47 mi em 2019, com aumento continuo das dívidas, já que o time ainda tem a maior folha salarial da divisão, na busca pela série A, as projeções das dívidas do ano são cerca de 230-250 mi, ou seja, 5 VEZES a receita, coisa que nem o Botafogo, clube mais quebrado da série A, consegue.
O ano também não ajuda, com 15 rodadas faltantes, o Coritiba não segue no fraco G-4 da edição de 2019 na série B, acompanhando os jogos, parece difícil que o time suba esse ano. Ainda por cima, reformas atrasadas no Couto Pereira, açoes trabalhistas milionárias, diminuição da torcida, eliminação na PRIMEIRA FASE da CdBR e dificuldade para achar patrocínio viável parecem destroçar a confiança do clube.
Foco nos próximos meses, caso não suba, o dano causado ao clube pode ser irreversível, tirem suas conclusões.
Submitted September 23, 2019 at 01:18PM by Gefion123 https://www.reddit.com/r/futebol/comments/d8ahyb/a_morte_do_coritiba/?utm_source=ifttt
No comments:
Post a Comment