Monday, September 23, 2019

Futebol!:[Rant] Eu odeio o fanatismo cego por parte da torcida/comunidade do meu time

Primeiro de tudo vou avisar que esse vai ser um texto longo, então sinta-se livre para ler um parágrafo e dar downvote, só vai estar reforçando o meu ponto.

Eu nasci flamenguista de berço e com uma família muito fanática pelo flamengo, meus aniversários quase sempre foram com tema do flamengo e eu sempre assisti aos jogos. Para mim, o flamengo é minha paixão e sempre foi e sempre será muito mais que um clube esportivo, seja na lama coberto de dívidas ou em boas fases como está nesse ano.

Agora que eu já fiz minha breve introdução, eu quero tirar algo do meu peito que sempre veio me incomodando mas que está especificamente insuportável esse ano, o fanatismo cego por parte da torcida do flamengo.

Eu venho fazer esse desabafo à luz de eventos que aconteceram recentemente: Uma declaração controversa de Jorge Jesus e o ataque ao apresentador da rede de televisão Band, Neto.

Pra vocês que não seguem notícias, Jorge Jesus deu uma coletiva controversa após o jogo do Cruzeiro onde ele disse "Na dúvida, sempre contra o flamengo" com relação ao penâlti marcado contra o flamengo na partida. Não estou aqui para discutir se foi ou não penâlti, isso é irrelevante para a discussão.

Óbviamente a coletiva deu muita polêmica, em especial com a mídia paulista e mais especificamente com o apresentador do Donos da Bola de São Paulo, Neto. Breve comentário sobre o Neto: Não tenho nada contra ele, muito pelo contrário acho ele muito divertido como apresentador, pois ele fala o que pensa. Além claro dos surtos de imparcialidade dele serem muito engraçados. Segue o link do programa em questão.

Os comentários são todos de xingamentos ao apresentador, muitas vezes sem fundamento algum e com motivações muito contraditórias, mas é o Youtube e eu entendo que esse tipo de coisa é extremamente comum, mas o problema não é com os comentários do youtube em sí, e sim com um "embaixador" do flamengo que vai pelo nome Paparazzo rubro negro. Breve comentário sobre o indivíduo: Não o conheço pessoalmente, parece ser uma boa pessoa e fala o que pensa, mas ele é um dos principais catalisadores do cego fanatismo da torcida do flamengo nas redes sociais e um verdadeiro exemplo de imparcialidade, para ele o flamengo NUNCA está errado e o mundo está a todo momento conspirando contra o clube de regatas do flamengo, e esse pensamento bitolado dele é passado para a grande massa de usuários que consomem o conteúdo dele. O último exemplo foi o último vídeo que ele lançou em seu canal, segue o link.

Começando pelo título clickbait e os surtos de histeria do indivíduo no vídeo em questão, falando em até mesmo processar o apresentador e de barrar a Band de cobrir o CT do flamengo. É nítido que o indivíduo em questão não assiste ao programa do neto, e está baseando sua indignação em resumos de outras pessoas, ou clipes pequenos retirados do programa, ele mesmo admite no vídeo!

No programa em questão, é discutido a validez do posicionamento de Jorge Jesus sobre o tópico que lhe foi abordado na coletiva, e até mesmo eu como flamenguista concordo completamente com o que foi dito. Primeiro e mais importantes: Os times não são benefíciados especificamente, o problema é que a arbitragem brasileira é tão sofrível que erros acontecem muito frequentemente, e times acabam sendo prejudicados e outros beneficiados, e ele mesmo trás um ponto muito importante: Na maioria das vezes, apenas os times GRANDES são os beneficiados. Ele mesmo como corinthiano fanático tem a decência de admitir que o time dele foi beneficiado dezenas de vezes, assim como times como Palmeiras, Vasco etc, inclusive trazendo atenção aos graves erros de arbitragem na série B e C!

Ok, você pode argumentar o seguinte: "Mas o JJ está falando em relação ao tempo que ele esteve comandando o flamengo, não podemos relacionar o que aconteceu no passado" e eu te digo que existiram lances decisivos e bem controversos que beneficiaram o flamengo de alguma forma em jogos que o JJ já estava no comando, não vou entrar em detalhes sobre quais mas vocês devem ter uma idéia.

Você dizer que todos estão sempre contra o flamengo, é objetivamente incorreto. Isso é coisa de fanático cego, beirando a seita religiosa ou teoria da conspiração. Lembra do carioca de 2014, onde nosso gol do título estava nitidamente impedido, e o Felipe disse publicamente "Roubado é mais gostoso"? isso ninguém lembra né, assim como o próprio flamengo já foi muito prejudicado também! Isso é derivado da péssima arbitragem brasileira e não o Illuminati desejando o mal ao flamengo.

Vale ressaltar que no programa é dito coisas que também não concordo, onde ele compara o trabalho do JJ com o de outros brasileiros e tenta diminuí-lo, isso eu acho errado mas ele ali está dando sua opinião completamente subjetiva mas isso é uma das principais características que o apresentador tem, e ele não faz exclusivamente com o JJ. Logo depois, ele ressalta o bom trabalho que ele vem fazendo no flamengo e o parabeniza por isso também, como sua sagacidade ao requisitar pablo marí e gerson, ele até mesmo elogiou a torcida flamenguista que vem fazendo grandes lotações em estádios espalhados pelo Brasil. Para um apresentador que é notório pela sua imparcialidade, isso é bem admirável.

O neto sempre fez duras críticas ao flamengo, mas críticas merecidas como sobre a indenização das famílias que perderam seus filhos no incêndio, mas ele também faz vários elogios! Quando o palmeiras foi eliminado da libertadores e o flamengo passou, ele ressaltou várias vezes que "O único time no Brasil capaz de vencer o Liverpool é o flamengo, caso passe pelo Grêmio na libertadores" mas isso ninguém comenta né? isso não mandam la pro "Paparazzo".

Mas ta, qual é o meu ponto com tudo isso? Meu ponto é que essas pessoas precisam usar a CABEÇA e raciocinar, critica onde precisa ser criticado e elogia aonde merece ser elogiado, sem teoria da conspiração. Você falar que um apresentador precisa ser PROCESSADO por uma OPINIÃO é literalmente CENSURA! Você sugerir que a rede de televisão seja barrada de cobrir o CT do flamengo é, novamente, CENSURA. Você está basicamente dizendo "Se vocês não falarem bem do meu clube, vocês não vão mais ter direito de cobrí-lo" e não cobrir o flamengo em 2019 é um tiro no pé por conta da grande massa de torcida e audiência que dá, se o flamengo seguisse a instrução desse indivíduo, seria, novamente: CENSURA.

Outro ponto que quero ressaltar é o da recente convocação de Tite de dois jogadores chave do flamengo. Óbviamente fico triste e feliz ao mesmo tempo, mas eles merecem demais. Esse indivíduo no dia da convocação, postou um vídeo dizendo que a CBF está fazendo um complô contra o flamengo à prol de favorecer o palmeiras e enfraquecer o flamengo deliberadamente. Ele basicamente fez graves acusações à CBF, (que não é santa!) mas quem merece ser processado é o apresentador dando a opinão subjetiva dele, ok né...

Esse discurso de que o Tite está favorecendo o palmeiras é simplesmente IMBECIL. Culpem a CBF por essa zona no nosso campeonato e não o treinador, que está apenas defendendo o trabalho dele. Poderia ter um bom senso como o técnico da argentina? Sim, poderia, mas já convocou e acabou o assunto. Reclamam que o Gabigol não é convocado, ai quando é convocado reclamam de novo, pelo amor de deus. O cara disse diversas vezes que é o sonho dele voltar à seleção e o trabalho duro dele reflete essa premiação, em vez de xingar o tite e fazer teoria da conspiração por que não ficamos felizes pelo Gabriel? Confiem no teu clube e no teu treinador, se ele realmente é excelente ele vai segurar a barra nesses dois jogos de desfalque e mesmo que perca um e empate o outro ta de bom tamanho.

Eu simplesmente odeio esse torcedor que vive em uma bolha, parecem crianças cara... Tudo é contra ele e a favor do adversário, vai no perfil dos outros times ficar xingando jogador, diretoria, árbitro, e quando perde vai no próprio perfil e xinga o próprio clube em vez de apoiar na lama, só querem apoiar quando estão voando. Eu sei que essa parcela tóxica de torcedores é pequena porém ela é muito vocal, e a tendência é deles crescerem cada vez mais quando se tem pessoas como esse paparazzo agindo como embaixadores de mídia.

Reconhecer que o flamengo tem problemas, que peca em algumas áreas ou já pecou, que não é perfeito, é humano. Bizarro são essas pessoas que vivem cegas achando que tudo é perfeito e maravilhoso e que o mundo está conspirando contra nós a cada segundo, desculpa ai mas se você pensa assim vai se ferrar velho.

Vou encerrar por aqui se não vou acabar escrevendo um livro, sinta-se livre de discutir sobre o assunto seja qualquer for seu time, por que eu imagino que isso aconteça com os outros times também.



Submitted September 23, 2019 at 03:47PM by henry25555 https://www.reddit.com/r/futebol/comments/d8cnhh/rant_eu_odeio_o_fanatismo_cego_por_parte_da/?utm_source=ifttt

No comments:

Post a Comment